Pernambuco contabiliza mais de 5 mil casas danificadas

Aluísio Moreira/Gov.de Pernambuco
  • Save

Pernambuco contabiliza 46.131 pessoas ainda desabrigadas ou desalojadas.

O governo de Pernambuco apresentou o balanço dos estragos ocorridos com o grande volume de chuva que atingiu o estado, sobretudo no último fim de semana. Também foi anunciado que o cadastramento das famílias para recebimento de benefícios como auxílio-moradia começará nesta segunda-feira (5). De acordo com o balanço, 276 casas foram destruídas e 5.251 habitações foram danificadas. Em relação ao número de desalojados e desabrigados, a contabilidade atualmente é de 46.131 pessoas.
A prioridade de atendimento será para as pessoas desabrigadas que perderam suas casas definitivamente e estão em áreas vulneráveis, segundo o secretário de Planejamento, Márcio Steffani. Ao todo, 82 abrigos em 11 municípios alojam 3.081 pessoas desabrigadas. Em relação a prédios públicos da área de saúde, seis hospitais municipais e 60 postos de saúde foram danificados. Na parte de educação, 112 escolas municipais estão sem condição de funcionamento. Das 10 escolas estaduais sem aulas, uma está condenada, sete estão com problemas de infraestrutura e três foram usadas como abrigos.
Também houve estrago em rodovias e acessos à zona rural. Segundo os dados, 50 rodovias tiveram pontos danificados e 276 pontes e passagens molhadas (construídas sobre córregos intermitentes) foram danificadas. Quatro municípios estão com acesso precário à sede, e 13 cidades têm acessos a distritos rurais prejudicados ou interrompidos. Além dos danos a estabelecimentos públicos e privados, a fase pós-enchente deixa um rastro de sujeira e entulho nas ruas. O governo estadual informa que está ajudando os municípios disponibilizando 69 máquinas para remover destroços, 21 carros-pipa e cerca de mil kits de limpeza.
Para alimentação e outras necessidades básicas, também há distribuição de kits. São 5.855 conjuntos de dormitórios e 5.785 colchões. Até ontem, a Central de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa) distribuiu mais de 73,5 mil quilos de comida; 39,2 mil litros de água; 10,8 mil pães; 18,5 kg de roupa e 15,6 mil quilos de material de limpeza. Empresas privadas e a sociedade civil também estão contribuindo (ABr).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap