70 views 47 secs

Papa culpa ‘governos fracos’ por tensão na América Latina

em Manchete
quarta-feira, 27 de novembro de 2019

O papa Francisco culpou “governos fracos” pela tensão social que atinge diversos países da América Latina. A declaração foi dada ontem (26), durante coletiva de imprensa em seu voo de retorno do Japão, em resposta aos jornalistas sobre os conflitos em países como Bolívia, Chile, Colômbia e Nicarágua.

“Há governos fracos, muito fracos, que não conseguiram promover ordem e paz, por isso se cria essa situação”, disse o Papa, sem citar casos específicos, segundo o jornal argentino Clarín. A América Latina vive uma onda de agitação social que também já chacoalhou Venezuela, Equador, Peru e Haiti. Sobre o caso do Chile, tido como país mais estável da região, Francisco admitiu estar “assustado”.

“O Chile está em chamas”, acrescentou. As manifestações na nação andina já contabilizam mais de 20 mortos e mais de 200 pessoas que perderam a vista total ou parcialmente em disparos de balas de borracha e esferas de chumbo por parte das forças de segurança. Bergoglio, primeiro Papa latino-americano, também recomendou “diálogo” e “análise” para acalmar as crises na região. “É preciso relativizar as coisas e convidar ao diálogo, à paz, para que se resolva os problemas”, disse (ANSA).