75 views 36 secs

Tecnologia e ciência devem ‘pautar’ agricultura

em Manchete
quarta-feira, 27 de novembro de 2019

O Instituto Fórum do Futuro reúne, em Brasília, um grupo de acadêmicos, formuladores, gestores públicos e privados com o objetivo de debater propostas para o desenvolvimento sustentável da agricultura no país, no Seminário Alimento e Sociedade. O instituto é presidido pelo ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinell, que defendeu amplo estudo dos biomas brasileiros para nortear limites de uso no presente e no futuro.

“Esse esforço é no sentido de fazer com que o Brasil conheça os seus biomas, os seus limites de uso, para definir bem o que pode e o que não deve ser usado, qual a tecnologia que garante a manutenção dos recursos naturais e, logicamente, a sua estabilidade ecológica. Quem vem primeiro é a ciência e tecnologia”, afirma.

Um dos destaques do seminário foi a apresentação de resultados do projeto-piloto Biomas Tropicais, para analisar possibilidades e limites de uso dos recursos naturais. A primeira etapa foi concluída a partir de uma pesquisa no cerrado e o instututo pretende fazer parceria com entes públicos e privados para expandir a pesquisa aos demais biomas brasileiros (Abr).