76 views 48 secs

Joaquim Levy nega descontrole da inflação

em Manchete
quinta-feira, 11 de junho de 2015

Marcelo Camargo/ABr

Ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse ontem (11) que a inflação não está fora de controle e que o Banco Central está “vigilante” para que governo consiga baixar o índice até o centro da meta, de 4,5%, até 2016. A inflação oficial de maio subiu 0,74% em relação a abril e o acumulado nos últimos 12 meses atingiu 8,47% – o maior desde dezembro de 2003. “O Banco Central está vigilante e deverá continuar vigilante para que nós possamos trazer a inflação em 2016 para 4,5%”, disse o ministro ao deixar o gabinete da Vice-Presidência da República, no Palácio do Planalto.
Segundo Levy, o controle da inflação é um “trabalho conjunto” e necessário para garantir a estabilidade e a retomada do crescimento. “É muito importante a inflação também estar convergindo para criar confiança na sociedade para aquele plano de R$ 198 bilhões de concessões ir para frente, porque ele requer credibilidade e estabilidade na economia”, disse, referindo-se à segunda etapa do Programa de Investimento em Logística, lançado na última terça-feira (9) pelo governo.
Mais cedo, na Bélgica, a presidenta Dilma Rousseff também comentou os números do IBGE e disse que a inflação está “atípica” e precisa ser derrubada pelo governo (ABr).