97 views 2 mins

Projeção para o PIB da construção é uma contração de 7% em 2015

em Manchete
segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Darlan Alvarenga

Vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan.

A percepção dos empresários da construção civil em relação ao desempenho de suas companhias caiu entre junho e agosto para o menor nível na série histórica, iniciada em agosto de 1999. De acordo com pesquisa realizada pelo Sinduscon-SP, em parceria com a FGV, o índice recuou para 26,97 pontos, o que representou uma queda de 21,8% na comparação com o levantamento anterior, realizado em maio. Na comparação anual, o resultado marcou uma baixa de 32,6% em 12 meses.
Já a perspectiva de desempenho, que trata da expectativa no médio prazo, ficou em 27,40 pontos, queda de 23,7% em relação com o trimestre anterior, e baixa de 27,14% na base anual. De acordo com Sinduscon-SP, os resultados refletem uma situação bastante negativa para as empresas, mas a piora constante no indicador de emprego chama a atenção. A projeção do SindusCon-SP para o PIB da construção é uma contração de 7% em 2015.
“Sem medidas efetivas que restaurem a confiança dos agentes econômicos, não é possível acreditar em uma reversão dessa tendência nos próximos 12 meses”, avaliou o vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan. Além do cenário “sombrio” para o mercado de trabalho e novos cortes nos investimentos públicos, a entidade disse que a queda nas vendas no mercado imobiliário e o adiamento dos investimentos das empresas contribuem para a deterioração das perspectivas.
Entre os destaques negativos da pesquisa, a percepção dos empresários sobre a condução da política econômica apresentou declínio de 50,2% nos três meses até agosto, atingindo 13,8 pontos. Na relação anual, o indicador marcou perda de 11,9%. Já o indicador de dificuldades financeiras permaneceu em patamar recorde, em 69,1 pontos. O único indicador a ter evolução favorável foi o que capta a percepção de evolução dos custos, ao atingir 54,30 pontos (AE).