72 views 2 mins

Há indícios de crescimento da economia no 1º tri

em Manchete
quinta-feira, 27 de abril de 2017
Divulgação

Divulgação

Secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi.

Brasília – A secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, reafirmou ontem (27), que a meta de déficit primário de R$ 139 bilhões em 2017 será cumprida pelo governo federal. Ela defendeu também que existem indícios de que a economia apresentará crescimento já no primeiro trimestre do ano.
“Já existem revisões de estimativas de especialistas que apontam para um crescimento de até 1% do PIB em 2017. Entre os motivos, estão as projeções da safra agrícola e a recuperação da economia rural. Em decorrência dessa super safra já há aumento de vendas de máquinas agrícolas e isso pode alavancar o varejo no interior do País”, considerou.
Ana Paula também citou a desinflação da economia e o cenário de queda de juros, que classificou como “muito consistente”. “Isso favorece a desalavancagem das empresas e a retomada dos investimentos. Os analistas têm nos trazido essas avaliações e há uma perspectiva de que o ano será muito positivo para a retomada da atividade econômica”, completou.
A secretária lembrou ainda que os leilões de petróleo e outras concessões podem ser incluídos nas expectativas de receitas para este ano, citando especificamente o 3º leilão de áreas no pré-sal. “Aguardamos o cronograma dessas licitações. São receitas que podem melhorar, mesmo que parcialmente, a situação de contingenciamento do orçamento”, acrescentou (AE).