81 views 3 mins

Sem atrapalhar quem produz, Bolsonaro quer “fazer um limpa” no Ibama e no ICMBio

em Manchete Principal
segunda-feira, 29 de abril de 2019
Bolsonaro temproario

Bolsonaro temproario

Presidente Jair Bolsonaro com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o governador João Doria, na Agrishow, em Ribeirão Preto. Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem (29) que, como chefe do Executivo, não quer atrapalhar quem produz no Brasil. “Nós queremos e estamos tirando o Estado do cangote daqueles que produzem, daqueles que investem e dos grandes empreendedores”, disse na abertura da 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), que acontece em Ribeirão Preto. “O agronegócio, a agropecuária, é um dos setores que está dando certo há muito tempo, e nós devemos valorizar quem trabalha nessa área”, ressaltou.
Ao lado dos ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Agricultura, Tereza Cristina, Bolsonaro disse que uma das medidas para o setor é “fazer um limpa” no Ibama e no ICMBio, e colocar pessoas que estejam ao lado daqueles que produzem. “Tem que haver fiscalização sim, mas o homem do campo tem que ter o prazer de receber o fiscal e, num primeiro momento, ser orientado para que ele possa cumprir as leis”, disse.
De acordo com o presidente, “em torno de 40% das multas aplicadas no campo serviam para retroalimentar uma fiscalização xiita, que buscava atender apenas nichos que não ajudavam o meio ambiente e muito menos aqueles que produzem”. De acordo com Bolsonaro, em conversa com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o parlamentar prometeu colocar em pauta um projeto para que o produtor rural possa portar armas de fogo em todo o perímetro de sua propriedade. E que a reforma agrária deve ser feita “sem viés ideológico”, que comece por terras ociosas e que haja acordos em áreas judicializadas.
Bolsonaro confirmou que fará uma viagem à China no segundo semestre, “até para desfazer aquela imagem criada pela imprensa, como se fossemos inimigos dos chineses”. “Eu sou inimigo, sim, de governos que, no passado, faziam negócios estando à frente o viés ideológico. Isso deixou de existir”, afirmou. No âmbito do comércio internacional, a ministra Tereza Cristina anunciou a abertura do mercado indiano para a carne de frango brasileira. Além disso, os produtores rurais terão mais R$ 500 milhões no Plano Safra para a compra de máquinas e equipamentos, totalizando R$ 1,5 bilhão (ABr).