84 views 3 mins

Governo paulista vai buscar comprador para fábrica da Ford em São Bernardo do Campo

em Manchete Principal
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
Governo temporario

Governo temporario

De acordo com a Ford, a planta de São Bernardo será desativada no decorrer de 2019. Foto: AI-Ford/Divulgação

Após o anúncio do fechamento da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, o governador de São Paulo, João Doria, reuniu-se na manhã de ontem (21) com o CEO da Ford América do Sul, Lyle Watters, e anunciou que o governo do estado vai buscar um comprador para a fábrica, no intuito de manter os empregos. “Foi uma reunião longa e dura”, disse Doria, ao fazer o anúncio. “[A decisão] é que governo de São Paulo vai buscar comprador para essa fábrica para a preservação do parque fabril e dos empregos”.
Segundo Doria, como o fechamento da fábrica não será imediato, mas ao longo de 2019, nesse período o governo pretende ajudar a Ford a encontrar um comprador para a fábrica. “Até o final deste ano os empregos estão assegurados, mas vamos, de forma célere, buscar um potencial comprador para as instalações da Ford”, acrescentou. A Ford garantiu que a fábrica de Tatuapé, onde há 1,6 mil trabalhadores, e as sedes de Tatuí, com 270 funcionários, e de Barueri, com 170 funcionários, não serão afetados.
O prefeito de São Bernardo disse que foi surpreendido com a notícia sobre o fechamento da fábrica na cidade. E que a medida traria um grande impacto de arrecadação de R$ 4 milhões em ISS por ano e de R$ 14,5 milhões em transferência do ICMS. Em vídeo divulgado no site do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o presidente Wagner Santana criticou o governo e a Ford por não convidarem os trabalhadores para participar da reunião. “Não foi feito convite porque não era o momento para ter o sindicato participando da reunião. Mas haverá, no momento oportuno”, disse João Doria.
A Ford anunciou que vai encerrar as atividades na fábrica de São Bernardo do Campo e que deixará o mercado de caminhões na América do Sul. No Brasil, deixará de comercializar as linhas Cargo, F-4000, F-350 e Fiesta, assim que terminarem os estoques. A planta de São Bernardo será desativada no decorrer deste ano. “Atuando em conjunto com concessionários e fornecedores, a Ford manterá o apoio integral aos consumidores no que se refere a garantias, peças e assistência técnica”, acrescentou Watters (ABr).