BC quer estimular mais competitividade entre os bancos

O Banco Central (BC) quer estimular a competitividade bancária no país para reduzir os juros cobrados e ampliar o acesso da população aos serviços financeiros. O presidente da instituição, Roberto Campos Neto, disse ontem (9), que os avanços tecnológicos no setor, como o open banking e o sistema de pagamentos instantâneos, vão abrir o mercado e serão ‘um marco na indústria financeira brasileira’.
“Muitas coisas que estamos fazendo é para igualar as redes digitais com as redes físicas. Todos os entraves que fazem com que a plataforma digital não consiga competir é nessa área que estamos atuando”, disse o presidente ao apresentar os resultados de implementação da Agenda BC#, que reúne as ações estratégicas do BC para os próximos anos. A expectativa é que os grandes bancos também tenham êxito nesse novo ambiente de maior competição estrutural.

Muitas coisas que estamos fazendo é para igualar as redes digitais com as redes físicas. Todos os entraves que fazem com que a plataforma digital não consiga competir é nessa área que estamos atuando.


“Nossa ideia é criar competição bancária. Olhar para frente, como será a intermediação financeira no futuro? É inerente o crescimento da tecnologia e precisamos destravar as barreiras da competição”, disse Campos Neto. No open banking os dados bancários pertencem aos clientes e as instituições financeiras vão compartilhar essas informações. No caso do sistema de pagamentos instantâneos, o objetivo é permitir as transações a qualquer momento e torná-las mais baratas.
Para Campos Neto, essas medidas de fomento à competitividade fazem parte do ciclo de reinvenção do mercado com recursos privados. A ideia é incentivar os juros mais baixos a longo prazo para permitir o financiamento privado para grandes agentes e, consequentemente, que haja mais fomento público, com menos custo de crédito, aos pequenos e médios, garantindo mais inclusão e participação social no sistema financeiro (ABr).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap