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Os 4 tipos de liderança e as vantagens de utilizar o Marketing de Incentivo

em Manchete Principal
sexta-feira, 25 de março de 2022

Ter colaboradores engajados com os objetivos da empresa é o sonho de qualquer gestor. Para isso, ter uma liderança no ambiente de trabalho é essencial para criar um ambiente mais saudável e engajador. Segundo um estudo da consultoria Right Management feita em 15 países, pessoas motivadas no trabalho rendem até 50% mais.

O líder tem o poder de inspirar, influenciar e desenvolver pessoas. Um estilo de liderança impacta no clima organizacional e no comportamento dos funcionários. Mas é necessário que a formação de um líder seja qualificada para identificar a melhor forma de exercer essa função em favor da organização como um todo. Um líder que inspira confiança, desperta nas atitudes de um funcionário a mesma vontade de trabalhar para atingir, por exemplo, uma ascensão de cargo.

Colaborador feliz é, em média, 31% mais produtivo e três vezes mais criativo em comparação aos outros, segundo uma pesquisa desenvolvida pela Universidade da Califórnia. Mesmo com os estilos de liderança variáveis, as habilidades devem apresentar tais competências, como: assumir responsabilidades; comunicar sua equipe; ser flexível; e saber direcionar o melhor caminho para os funcionários atingirem as metas.

“O papel de um líder é de extrema importância dentro das organizações. Empresas que apoiam o papel de seus líderes e de sua equipe possuem resultados mais eficazes. Líderes que aplicam o Marketing de Incentivo no processo de trabalho possuem uma devolutiva sobre a sua performance, de forma prática e eficiente”, ressalta Rodolfo Carvalho, CEO da Incentivar, empresa de software de incentivo.

Imagem: FatCamera_CANVA

A liderança é uma peça importante para todos os níveis da empresa: estratégico, tático e operacional. Além de tudo, os líderes representam a própria empresa para os colaboradores, levando em consideração os aspectos de satisfação dos mesmos e sobretudo do clima organizacional. Um líder precisa estar à frente das decisões e se destacar pela empatia, justiça e imparcialidade.

Com foco nisso, é necessário criar ações no ambiente que porporcionem ao funcionário o sentimento de pertencimento, a partir de premiações, descontos em lojas parceiras, viagens e/ou ascensão de cargo. É preciso construir relações de confiança e entender os anseios de cada profissional para que ele possa crescer na carreira. Muitas empresas entendem a importância de criar líderes para coordenar uma equipe e buscam reconhecer cada vez mais o papel de cada um deles, levando em consideração os métodos de incentivo.

De acordo com uma pesquisa do Google, o termo “liderança de equipe” apresentou 75% das buscas. Pensando nisso, Rodolfo cita os 4 tipos de liderança para o gestor e/ou líder reconhecer as suas atribuições e as vantagens de utilizar o Marketing de Incentivo. Confira:

  1. – Liderança Autocrática – A centralização de decisões é uma de suas principais características, onde as ordens são impostas aos funcionários. Em empresas de grande porte, ela ainda é considerada a liderança mais utilizada. Como é usada: é uma abordagem cabível em momentos nos quais não existe muita inovação, e visa o cumprimento de tarefas de forma mais rápida, organizando os times e sem existir uma participação da equipe nas decisões. Inserida em empresas que possuem um cronograma de trabalho bem estruturado.

Características: o líder como o único tomador de decisões; pouca ou nenhuma delegação de tarefas; impõe regras. Benefícios: controle de fluxos; agilidade na tomada de decisão. Aplicando o Marketing de Incentivo, o líder observa os pontos a serem aperfeiçoados para uma melhor atuação. Exemplo: suavizar os traços autocráticos em situações que requerem mais flexibilidade e participações.

  1. – Liderança Liberal – Essa liderança é o oposto da autocrática. O líder dá autonomia aos colaboradores que, por sua vez, também conseguem tomar decisões. Como é usada: este estilo de comando é ideal para empresas que querem desenvolver independência em seus colaboradores, sem a necessidade de uma constante supervisão. É a descentralização do poder com a autogestão.

Características: cria uma maturidade nas relações entre o líder e seus liderados, onde os colaboradores exploram suas ideias durante o trabalho. Benefícios: estimula a criatividade; demonstra confiança no time. Aplicando o Marketing de Incentivo, o líder com essa característica pode se beneficiar com o apoio do aplicativo para acompanhar as metas e ter o controle sobre os processos internos.

Imagem: Drazen__CANVA
  1. – Liderança Democrática – Uma atuação conjunta entre o líder e os funcionários. As decisões são debatidas com os funcionários para alcançar os melhores resultados, mas a proatividade do líder é ideal para que as coisas ocorram da melhor maneira. Como é usada: funciona melhor em organização focada em crescimento, pesquisa e aquisição de talentos. Empresas que incentivam a colaboração.

Características: liderança mais participativa e compartilhada; mente justa; construtores de consenso; adaptativos. Benefícios: Bom clima organizacional; valorização da equipe. Aplicando o Marketing de Incentivo o líder pode usar as premiações para destacar os colaboradores que apresentarem novas ideias e usá-las para manter a motivação de toda a equipe.

  1. – Liderança Situacional – Diante da complexidade de situações que o ambiente de trabalho gera, este líder é capaz de entender cada grau de desafio e se adapta conforme as circunstâncias para tomar uma decisão correta. Como é usada: pode ser inserida em empresas que conseguem acompanhar as inovações tecnológicas e o ritmo frenético da globalização.

Características: inteligência; emocional saudável; visão sistêmica do ambiente e das pessoas. Benefícios: Inteligência emocional; visão mais estratégica. Aplicando o Marketing de Incentivo, por meio de uma plataforma que é referência em inteligência de dados, o líder terá um suporte para tomar as decisões cabíveis com base em resultados. – Fonte e outras informações: (https://incentivar.io/).