92 views 9 mins

Menos um dia de trabalho com a mesma produtividade

em Manchete Principal
quinta-feira, 09 de junho de 2022

A pandemia trouxe o que há muito tempo a maioria dos profissionais desejavam: mais flexibilidade no trabalho. Isso inclui poder trabalhar em casa, horários flexíveis e o foco da liderança em resultados, ao invés de em cumprimento de carga horária. O que leva a possibilidade da redução de jornada sem redução de remuneração, uma tendência que começou na Islândia, se espalhou pela Europa e já chegou ao Brasil.

“Nos últimos dois anos, empresas de todo o mundo tiveram que repensar seus métodos e acompanhar as transformações aceleradas nos negócios, na inovação e na cultura organizacional, o que criou um novo ecossistema de trabalho com diferentes visões de estratégia de negócios e eficiência operacional, além de uma ampla variedade de soluções tecnológicas para gerenciamento de projetos”, afirma Ricardo Triana, diretor-geral do Project Management Institute para o Brasil e a América Latina.

A consideração do elemento humano também aumentou. Nunca foi tão crítico como nesse novo cenário mundial ter colaboradores se sentindo felizes com o trabalho e agentes qualificados para transformações organizacionais. Um gerente de projetos está preparado para conduzir uma mudança em uma empresa navegando efetivamente às novas necessidades de um ambiente de trabalho.

O que podemos aprender com aqueles que estão no topo? As conclusões do relatório são baseadas em uma pesquisa global com 4.069 indivíduos que lideram ou facilitam a entrega de projetos, programas e portfólios. O Top 10% é composto por 230 gerentes de projetos que superam seus pares atraindo e retendo talentos, usando inovação e tecnologia para melhorar a medição e alcançando maior influência e resultados de projetos mais bem-sucedidos.

niknikon_CANVA

Esses gerentes de projeto líderes estão mais alinhados com a estratégia organizacional e são considerados pelos líderes executivos como parceiros estratégicos. Na verdade, os 10% principais superaram as organizações em geral em termos de receita, aquisição de clientes, satisfação do cliente e indicadores ambientais, de sustentabilidade e governança (ESG).

O estudo destaca a importância desses profissionais em suas respostas à pandemia — grandes mudanças e projetos de resposta rápida — onde eles puderam apoiar o admirável pivô que suas organizações adotaram na rápida expansão de novas formas de agregar valor aos negócios. “Os profissionais de projeto têm um papel vital a desempenhar a medida que o mundo navega pelas mudanças e incertezas contínuas em torno do trabalho híbrido e do futuro dos modelos de trabalho”, diz Triana.

. Como um gerente de projetos pode ajudar a colocar a semana de 4 dias úteis em prática? – Para uma semana útil mais curta funcionar para empresas e colaboradores, líderes precisam saber como planejar e gerenciar a mudança. Uma forma de conseguir isso é instituir um PMO (Project Management Office) para possibilitar mudanças e transformações estratégicas em qualquer organização. Os PMOs variam muito.

Alguns servem para padronizar os processos de governança relacionados ao projeto e facilitar o compartilhamento de recursos e ferramentas. Outros servem como centros de excelência, enquanto outros alinham o trabalho do projeto e do programa à estratégia corporativa em toda a empresa. Aqui estão os melhores benefícios que os PMOs trazem para construir processos e sistemas adaptativos e centralizados que acomodam as diversas necessidades de projetos e equipes.

1. Clareza do processo – Para uma semana de quatro dias ser bem-sucedida, todos precisam de claras diretrizes para navegar neste novo modelo de trabalho e o que é preciso fazer para que ele dê certo. Novos fluxos que facilitem as formas de trabalho e reuniões mais curtas para maximizar os resultados, são alguns exemplos de quais processos precisam ser ajustados ao reduzir uma semana útil sem afetar os bons resultados da empresa.

2. Alinhamento de Expectativa x Realidade – Ao navegar pela mudança, a gestão estratégica não é suficiente. Os PMOs permitem agilidade e adaptabilidade para apoiar o crescimento sustentável. Por meio de projetos e programas, além de entregar resultados ao estabelecer alinhamento com equipes, departamentos, unidades de negócios e estratégia organizacional geral.

3. Bússola de transformação de negócios – Quando se navega com uma bússola se sabe para onde está indo. E quando os ventos sopram contra, é possível reajustar a rota. PMOs fornecem um roteiro com foco e direção enquanto implementam
e garantem entregas bem-sucedidas e em tempo. A equipe de gerentes de projetos consegue pensar em soluções para que as novidades sejam adotadas no menor tempo possível — incluindo, implementar um projeto como uma semana de quatro dias.

O papel dos PMOs está mudando do gerenciamento de processos para reunir pessoas para colaborar, construir relacionamentos pessoais e profissionais e realmente se conectar com os negócios, a missão e o propósito exclusivos de uma empresa.

shironosov_CANVA

Novos comportamentos, tecnologias e políticas realmente serão necessários para permitir que o trabalho flexível e virtual prospere, e também precisaremos apoiar o coaching, a mentoria e uma experiência mais justa e inclusiva. “Um profissional com essas habilidades é capaz de se adaptar bem a qualquer mudança e ajudar a empresa a crescer”, diz Triana.

. Semana mais curta pode evitar a escassez de mão de obra qualificada – O estudo Megatendências 2022, desenvolvido pelo PMI, aponta que um dos seis maiores impactos no mercado de trabalho e na sociedade em 2022 será uma escassez histórica de mão de obra. Intensificada pela pandemia e pela grande onda de demissão causada por ela, essa escassez está abalando o mercado de trabalho de novas maneiras que fazem os líderes organizacionais questionarem como podem reter e atrair talentos.

As organizações precisarão criar uma cultura de retenção bem-sucedida, se alinhar a iniciativas de impacto social, entender a importância do equilíbrio entre vida profissional e pessoal e fornecer maior reconhecimento às contribuições dos funcionários. A semana de quatro dias com certeza é uma ótima iniciativa para atrair os melhores talentos para uma empresa.

“Estamos falando de uma verdadeira transformação organizacional que requer habilidades baseadas em projetos para transformar uma ideia em realidade. E o gerenciamento de projetos é uma poderosa ferramenta capaz de preparar a empresa para os mais diferentes cenários, sem perder a motivação das equipes e garantir a retenção de talentos”, finaliza Triana. – Fonte e outras informações: (https://www.pmi.org/).