110 views 2 mins

Governo vai calcular impacto das mudanças na proposta de reforma da Previdência

em Manchete Principal
quarta-feira, 03 de maio de 2017
Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, faz palestra no encerramento do 9º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia, promovido pela OAB/DF.

Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, faz palestra no encerramento do 9º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia, promovido pela OAB/DF.

O governo federal ainda não calculou o impacto financeiro das últimas mudanças anunciadas pelo relator da reforma da Previdência na Câmara, deputado Arthur Maia (PPS-BA), que incluiu na proposta os agentes penitenciários, agentes socioeducativos e policiais legislativos entre os servidores com direito à aposentadoria com idade reduzida. “Ainda estamos fazendo os cálculos e divulgaremos [os efeitos] o mais rápido possível”, disse ontem (3), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.
Até terça-feira (2), quando Maia anunciou que atenderia à reivindicação dos profissionais, o governo calculava que as mudanças já feitas na proposta original enviada ao Congresso reduzem em 24% a economia global que o governo pretendia fazer em relação ao pagamento dos benefícios previdenciários futuros. “Os cálculos ainda estavam dentro dos parâmetros aceitáveis [pelo governo], que é [a manutenção] de algo em torno de um efeito fiscal equivalente a 76% do originalmente proposto. Isso é algo que está dentro do patamar que prevíamos”, acrescentou o ministro, alegando que, em uma democracia, é normal que os vários setores interessados defendam seus interesses.
Meirelles disse esperar que o plenário da Câmara vote as mudanças das normas previdenciárias ainda este mês. “Quanto mais cedo, melhor, por uma questão de expectativa da sociedade”. Ele voltou a declarar que os indicadores econômicos já dão indícios de que a atividade produtiva voltou a crescer. Disse, no entanto, que uma pequena desaceleração deve ocorrer no segundo trimestre. Por isso, seria precipitado falar em revisão da expectativa de crescimento do PIB para este ano, que é da ordem de 0,5%.
“Uma série de indicadores, como consumo de energia, transporte de cargas, aumento do fluxo de veículos pesados e produção de aço, entre outros, que demonstram que a economia está crescendo e deve ter atingido um crescimento anualizado de 3% no primeiro semestre”, disse o ministro durante o 9º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia, realizado ontem, em Brasília. “Esperamos que caia um pouquinho no segundo trimestre e que, depois, volte a se recuperar e retorne a esse ritmo atual” (ABr).