73 views 13 mins

Geral 29/12/2016

em Geral
quarta-feira, 28 de dezembro de 2016
Prefeito eleito de São Paulo, João Doria.

Contra enchentes, Doria vai mudar horário da coleta de lixo

Prefeito eleito de São Paulo, João Doria.

O prefeito eleito de São Paulo, João Doria, anunciou na manhã de ontem (28), planos de ações para conter os efeitos das chuvas de verão a partir do início da sua gestão, na semana que vem

Uma das propostas é mudar o horário da coleta de lixo doméstico nas ruas das cidade, antecipando a retirada dos sacos para antes das chuvas, que costumam ocorrer no fim da tarde. Os horários exatos, no entanto, ainda não estão definidos. Outra mudança seria manter aberto o aterro sanitário da cidade aos fins de semana, para facilitar a retirada dos resíduos.
“O foco das ações é na prevenção”, disse o futuro secretário de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues. Essas ações incluem limpeza prévia de áreas que poderão ser alvo de alagamentos, distribuição de kits para famílias atingidas e até a remoção antecipada de famílias em situação de risco, no caso de imóveis já mapeados em São Mateus, na zona leste. A equipe de Doria fez também críticas à gestão do atual prefeito. O secretário adjunto da futura Secretaria de Coordenação das Prefeituras Regionais, Fabio Lepique, disse que avaliou a situação das equipes de zeladoria e que “a notícia não é boa”.
“A média histórica, dos últimos cinco anos, era de 10 mil pessoas de pavimentação viária, os Tapa-Buracos. Agora é de 8.600 pessoas. Eram 800 equipes, agora são 350. Na conservação de áreas verdes, a poda de mato, eram 120 equipes. Agora são 35. Eram 1.200 pessoas, agora são 420. Na remoção de árvores, eram 900 equipes, hoje são 400”, disse o adjunto, que informou ter coletado esses dados com as prestadoras de serviços subcontratadas pela Prefeitura.
Ao prometer tentar ampliar esses quadros, Doria foi confrontado com outro anúncio já feito por ele, de um corte linear de 15% nos contratos públicos, o que tornaria difícil a ampliação de pessoal. “Vamos ter um corte linear de 15% e comunicamos todas as empresas. No bom entendimento com as empresas, ficou muito claro que não haverá interrupção de serviço. Pelo contrário, haverá melhoria da eficiência”, disse Doria. As propostas contra enchentes do prefeito eleito reciclam promessas já feitas à população para conter diferentes transtornos relacionados às tempestades de verão.

Contribuinte tem até dia 31 para destinar 6% do IR a ações sociais

Somente fundos municipais, estaduais, distrital e nacional da criança e do adolescente podem receber as doações.

O contribuinte que quiser aumentar a restituição ou diminuir o pagamento de Imposto de Renda tem até o dia 31 para doar 6% do tributo a ações de proteção à criança e ao adolescente. O valor vale para pessoas físicas. No caso de empresas, é possível doar até 1% do tributo. As pessoas físicas que fizerem a doação a partir de 1º de janeiro continuarão a ter direito ao desconto, mas o abatimento será reduzido para 3%.
Somente fundos municipais, estaduais, distrital e nacional da criança e do adolescente podem receber as doações. As entidades devem estar credenciadas nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. A doação incentivada vale exclusivamente para pessoas físicas que preencherem a declaração do IR no modelo completo. No caso das pessoas jurídicas, o mecanismo só pode ser usado por empresas que declaram pelo lucro real, o que restringe as doações a companhias de grande porte.
Para fazer a doação, primeiramente o contribuinte deve escolher um ou mais municípios e estados para receber os recursos. Em seguida, é necessário verificar se o Fundo de Direitos da Criança e do Adolescente está implementado na localidade e pedir os dados bancários do fundo – nome, agência e conta. Alguns fundos permitem a impressão de boletos bancários pela internet.
Depois de transferir a quantia, o contribuinte deve enviar o comprovante ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade ou do estado, com nome completo, endereço, telefone e CPF. O fundo emite então o comprovante da doação, que deve constar da Declaração do IRPF a ser entregue até 30 de abril. Ao preencher a declaração, a pessoa física deve incluir os dados do comprovante no campo Pagamentos e Doações Efetuados do programa gerador. É necessário digitar o código correspondente a Doações – Estatuto da Criança e do Adolescente para concluir o registro da doação (ABr).

Piaggio pode ganhar mais 10 lojas no Brasil em 2017

O grupo responsável por trazer a Piaggio ao Brasil anunciou que seu objetivo é abrir mais 10 lojas no país para comercializar a scooter mais famosa da Itália, a Vespa, no ano de 2017. A montadora, que iniciou suas vendas no Brasil no dia 4 de outubro, pretende totalizar 40 pontos de venda até 2018, distribuídos pelos principais mercados brasileiros.
No último dia 8 de dezembro, o grupo lançou sua nova loja em São Paulo, a Motoplex, considerada a segunda maior do mundo, atrás apenas da unidade da Itália. Além disso, foram anunciados mais quatro modelos de Vespa que serão comercializados no Brasil. Entre elas, estão a Liberty 150 cmü, Medley 150 cmü, Bervely 300 cmü e MP3 300 cmü, que possui três rodas. A expectativa da Piaggio é aproveitar o aumento das vendas de scooters no Brasil, que cresceram cerca de 60% entre 2009 e 2015, para obter uma fatia de pelo menos 10% do mercado nos próximos cinco anos.
A Vespa é um dos ícones da cultura italiana. Até hoje, mais de 18 milhões de unidades já foram fabricadas, e seu nome é símbolo de elegância e estilo (ANSA).

‘Grande Museu do Perfume’ abre as portas em Paris

O Museu do Perfume de Paris propõe visita olfativa.

O “Grande Museu do Perfume” foi inaugurado em Paris recentemente e, como parte preciosa do patrimônio francês, um importante espaço lhe foi dedicado na elegante rua Faubourg Saint-Honoré, no 8º distrito. Os 1,4 mil metros quadrados são divididos em três andares do antigo palacete que abrigava a maison do estilista Christian Lacroix.
Apesar do tema nacional, o museu foi financiado por fundos privados, com o apoio do Sindicato Francês de Perfumaria, que contém 66 casas de perfumes franceses. O local não colocará em relevância marcas particulares, como faz o museu Fragonard, também em Paris.
Isso porque o “Grande Museu” aborda a arte da perfumaria em três aspectos: as origens, que incluem desde os relatos de que a Cleópatra, no Antigo Egito, usava perfumes na tentativa de seduzir Marco Antônio, passando pelo período napoleônico, os “cheiros do cotidiano” e os segredos da profissão de perfumista. Durante a visita, mais de 70 odores selecionados por uma equipe de especialistas contam a trajetória do perfume através do tempo (ANSA).

Cuba proíbe nome de Fidel em espaços públicos

Cuba aprova lei que proíbe nome e imagem de Fidel em espaços públicos.

O parlamento cubano aprovou uma lei que proíbe o uso do nome do ex- presidente Fidel Castro em espaços públicos no país. Adotada por unanimidade, a legislação proíbe a homenagem “para denominar instituições, praças, parques, avenidas, ruas e outros locais públicos, assim como qualquer tipo de condecoração, reconhecimento ou título honorífico”.
Na última sessão deste ano da Assembleia Nacional de Cuba, liderada pelo atual presidente, Raúl Castro, os mais de 600 deputados aprovaram a última vontade do líder da Revolução cubana. A legislação também proíbe o uso da figura de Fidel “para erigir monumentos, bustos, estátuas, faixas comemorativas e outras formas de homenagem” em locais públicos da ilha, de acordo com a imprensa cubana. Além disso, o nome de Fidel, falecido em 25 de novembro aos 90 anos, está proibido para ser usado como “marca e outros signos distintivos, nome de domínio e desenhos com finalidades comerciais ou publicitárias”.
O desejo de Fidel foi divulgado pelo seu irmão, Raul Castro, hora antes de seu sepultamento. “Ele rejeitava qualquer manifestação de culto à personalidade e foi consequente com esta posição até nas últimas horas de sua vida”. A nova lei apenas permite que o nome do ex-presidente cubano seja utilizado para denominar instituição de estudos sobre sua “trajetória na história” de Cuba. As sanções para quem violar a lei não foram informadas (ANSA).

Virada do ano será de muito calor

As altas temperaturas registradas no país neste verão devem permanecer elevadas em várias capitais na virada do ano. No Rio de Janeiro a previsão é que a máxima chegue a 38°C no dia 31 de dezembro. Não há previsão de chuvas nesse último dia do ano, quando cerca de 2 milhões de pessoas devem acompanhar a festa da virada nas praias. Já para o primeiro dia de 2017, a previsão é de céu encoberto com chuvisco e máxima chegando a 35°C, de acordo com o Inmet.
O verão também chegou com altas temperaturas a São Paulo e o calor deve continuar na capital paulista no dia 31 com previsão de máxima de 34°C. Há possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Nas capitais nordestinas, o calor também deve marcar o encerramento de 2016.