78 views 13 mins

Geral 04 a 06/08/2018

em Geral
sexta-feira, 03 de agosto de 2018
Trafico temproario

Tráfico humano: crime começa com promessa de realização de sonhos

Nem sempre o tráfico de pessoas ocorre de forma forçada.

Trafico temproario

Atrizes fizeram performance teatral durante a abertura da 5ª Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, na Rodoviária Interestadual de Brasília. Foto: Marcelo Camargo/ABr

Na maior parte das vezes, o crime começa com a promessa de realização de um sonho: um pedido de casamento que pode mudar a vida de mulheres, a oferta de um emprego ou a chance de seguir a carreira de modelo ou de jogador de futebol. Só quando o sonho vira pesadelo é que as vítimas percebem que foram alvos de aliciadores, dizem autoridades que atuam no combate a essa prática.

“Muitas vezes as vítimas não se enxergam como vítimas desse crime ou têm medo de denunciar por sofrer represália porque os aliciadores conhecem as famílias”, afirmou Marina Bernardes de Almeida, coordenadora de Política de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Ministério da Justiça. Marina lembrou que esse tipo de ação de conscientização e a capacitação de agentes públicos para identificarem os sinais desse crime têm sido uma ferramenta eficiente no combate ao tráfico humano.

Analista do Programa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Fernanda Fuentes lembrou que as maiores vítimas desse tipo de crime são as populações vulneráveis que geralmente têm menos informações e buscam melhoria da qualidade de vida. Fernanda ainda destacou que mulheres e crianças são as principais vítimas dessa prática. Relatório das Nações Unidas confirma o dado ao apontar que 71% das pessoas traficadas são meninas e mulheres.

“O tráfico de pessoas é enfrentado em rede, tanto pelo governo quanto pela sociedade civil. Dependendo de onde ocorre, há objetivos diferentes prevalecendo. Em algumas regiões é o trabalho escravo, em outras a exploração sexual. Por isso é importante a participação de organizações da sociedade civil que podem ajudar a enfrentar o crime dentro do contexto local”, afirmou.

Brasília ainda surge como promessa de grande oferta de trabalho. “Tem muitas pessoas que vêm com a promessa de emprego aparentemente promissora, mas chega aqui e sofre exploração da mão de obra ou exploração sexual. Essas são as principais modalidades que a gente vem atendendo”, disse a especialista. Segundo ela, as autoridades estão mais atentas e por isso o número de denúncias vêm aumentando. “Isto não quer dizer que aumentou o tipo de crime, mas está aparecendo mais”, disse (ABr). 

Palacete centenário em Botafogo é novo centro cultural do Rio

Palacete temproario

Restaurado pela Firjan, abrigará artes, gastronomia e laboratórios. Foto: Tânia Rêgo/ABr

Agência Brasil

Botafogo é um bairro na zona sul do Rio de Janeiro que procura preservar seus casarões antigos. É lá que ficam construções onde funcionam atrações culturais como a Casa de Rui Barbosa, os museus do Índio e Villa Lobos e o Palácio do Catete. E ainda o Palácio da Cidade, sede da prefeitura da cidade. A eles se junta a Casa Firjan, uma área de 10 mil m² onde estão um palacete e duas casas geminadas, todos de 1906, e que fazem parte do patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro.

“É uma ruptura. É preciso ter essa conversa com a sociedade. E o Rio de Janeiro conversa com o Brasil”, disse o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, sobre o novo empreendimento. A conversa com a sociedade é proposta no modelo do complexo cultural, voltado principalmente para a inovação, o empreendedorismo e o momento atual do mercado mundial de profissões. Segundo o Fórum Econômico Mundial de 2016, 30% das profissões atuais não existiam há 10 anos e 65% das crianças que entram hoje na escola vão trabalhar em profissões que ainda não existem.

A Casa Firjan vai abrigar exposições, música, cinema, restaurante, café, palestras, debates, cursos livres e laboratórios técnicos. A expectativa é de um público anual de 200 mil pessoas, que também poderá aproveitar os salões para recepções e reuniões e o terraço principal, ideal para happy hours. Em estilo art nouveau, as três construções começaram a ser restauradas em 2011 e contam um pedaço da história da cidade.

Junto às construções centenárias, foi erguido um prédio em estilo contemporâneo, onde funcionarão os laboratórios da Firjan, voltados principalmente para a inovação. A exposição inaugural chama-se “Transformação” e ocupa três áreas do complexo. No palacete, o visitante tem contato com a mostra “Os pioneiros”, que destaca personalidades empreendedoras como o Barão de Mauá; José Granado (das Casas Granado) e a família Gelli.

Entrega de documentos da lista de espera do Prouni

Agência Brasil

Os candidatos selecionados na lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até esta segunda-feira (6) para entregarem na instituição de ensino a documentação que comprove as informações prestadas no momento da inscrição. A relação com a documentação necessária pode ser acessada no site do programa.

A lista de espera é usada pelas instituições de ensino para ocupar as bolsas que não foram preenchidas na primeira e segunda chamadas do programa. O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Ao todo, no processo seletivo, são ofertadas 174.289 vagas, sendo 68.884 bolsas integrais e 105.405 parciais, em 1.460 instituições.

Para concorrer a bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. No caso de bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Brasil e Paraguai ganham sistema de pagamentos em moeda local

Brasil temproario

Ao interligar os sistemas de pagamentos, as transferências internacionais terão custos reduzidos. Foto: Divulgação

Agência Brasil

O Sistema de Pagamentos em Moeda Local (SML), entre Bancos Centrais do Brasil e do Paraguai, entra em funcionamento na próxima semana. Com ele será possível a brasileiros e paraguaios realizarem pagamentos e recebimentos entre os dois países em suas respectivas moedas, dispensando o contrato de câmbio. O Banco Central (BC) informou ter aprovado a Circular 3.907 estabelecendo normas de funcionamento do SML, firmado com o Banco Central do Paraguai.

O documento contém os detalhes técnico-operacionais do sistema e entrará em vigor nesta segunda-feira (6), quando devem ser iniciadas as operações. Poderão cursar no sistema transferências para o pagamento de importações e exportações de bens e serviços associados como fretes e seguros, serviços diversos não relacionados ao comércio de bens e transferências unilaterais correntes, tais como aposentadorias e pensões.

“O Sistema de Pagamentos em Moeda Local caracteriza-se por interligar os sistemas de pagamentos locais, tornando as transferências internacionais mais eficientes e com custos reduzidos. Essas vantagens deverão aumentar o nível de acesso dos pequenos e médios agentes ao comércio de bens e serviços entre os dois países e aprofundar a utilização das respectivas moedas nacionais (Real e Guarani)”, diz o BC, em nota.

Para Bank of England, risco de Brexit sem acordo é ‘alto’

Para temproario

Mark Carney: o Brexit sem um entendimento criaria obstáculos ao comércio. Foto: EPA

O governador do Bank of England, Mark Carney, disse na sexta-feira (3) que o risco de o Reino Unido deixar a União Europeia (UE) sem nenhum acordo é “incomodamente alto”. Para Carney, o Brexit sem um entendimento criaria obstáculos ao comércio e aumento dos preços, o que, para ele, seria “altamente indesejável”.

O ministro das Relações Exteriores britânico Jeremy Hunt, em entrevista ao jornal francês “Le Figaro”, também comentou o assunto, afirmando que uma saída sem acordo seria um “erro estratégico”. Após as declarações, a libra esterlina sofreu uma desvalorização de 0,2%, cotada a RS$ 4,83.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, está em Fort de Bregancon, no sul da França, onde se encontra com o presidente francês, Emmanuel Macron, em busca do apoio do líder do país vizinho nas negociações do Brexit. Se houver acordo com a União Europeia, o Brexit entrará em vigor em 29 de março de 2019, mas com um período de transição até 31 de dezembro de 2020.

Por outro lado, se não houver concordância, a ruptura será total e imediata a partir do próximo dia 30 de março. O plebiscito que decidiu pela saída do Reino Unido da UE foi realizado em junho de 2016, com 52% dos eleitores votando a favor da ruptura e 48% contra (ANSA).

Matemático furtado no Rio receberá outra medalha Fields

Agência Brasil

O matemático iraniano Caucher Birkar receberá uma nova medalha Fields, depois que a original, recebida na última quarta-feira (1º), desapareceu logo depois da cerimônia de premiação, no Riocentro, no Rio de Janeiro. A Polícia Civil trata o caso como furto e já identificou dois suspeitos de terem levado a medalha, que custa R$ 15 mil.

A nova medalha será entregue em uma nova cerimônia de premiação, em horário, data e local a serem definidos. A medalha Fields é considerada o Prêmio Nobel da Matemática, entregue de quatro em quatro anos a quatro cientistas de até 40 anos que se destacaram nessa área do conhecimento.

De etnia curda, Birkar nasceu no Irã e se mudou para a Inglaterra em 2000, onde pediu asilo político. Ele atua como pesquisador da Universidade de Cambridge.