60 views 12 mins

Geral 26 a 28/05/2018

em Geral
sexta-feira, 25 de maio de 2018
Nove temporario

Nove países estão sob alto risco de transmissão de ebola

Nove temporario

Pelo menos nove países africanos foram avisados que estão sob alto risco de transmissão de ebola em razão do surto registrado na República Democrática do Congo, informou o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Guebreyesus

“Estamos fazendo todo o possível para impedir que o ebola se espalhe para além das fronteiras e também para estarmos preparados caso isso aconteça”, disse.
Representantes da OMS se reuniram com governos de países vizinhos à República Democrática do Congo para discutir o cenário de ebola na região. O encontro se deu em meio à 71ª Assembleia Mundial da Saúde, que acontece em Genebra desde o início da semana. “Nove países foram avisados que estão sob alto risco e ações de prontidão estão em andamento”, concluiu o diretor-geral da organização.
A República Democrática do Congo já notificou 58 casos de ebola. Os números incluem 28 casos confirmados, 21 casos prováveis e nove suspeitos, além de 27 mortes. A maior parte das infecções foi identificada nas regiões de Bikoro (29 casos) e Iboko (22 casos). Desde o início da semana, o Ministério da Saúde local, em parceria com a própria OMS, Médicos sem Fronteiras e Fundo das Nações Unidas para a Infância trabalham para vacinar comunidades mais afetadas pelo ebola.
A dose em questão tem caráter experimental e já havia sido utilizada na Guiné em 2015. Segundo a OMS, a vacina foi utilizada em diversos ensaios envolvendo mais de 16 mil voluntários na Europa, na África e nos Estados Unidos e se mostrou segura para o uso em humanos. A República Democrática do Congo vive seu nono surto de ebola desde a descoberta do vírus, em 1976. A OMS optou por não declarar emergência internacional em saúde pública, mas alertou que a situação na região africana desperta preocupação e que países vizinhos foram avisados da possibilidade de disseminação do vírus (ABr).

Convivência pacífica entre motoristas e ciclistas

Convivencia temporario

A Ford lançou uma campanha na Europa chamada “Share The Road” (Compartilhe a Estrada) para promover a convivência pacífica entre motoristas e ciclistas nas ruas. A mensagem serve também para o Brasil, onde o uso da bicicleta como meio de transporte vem crescendo, assim como a disputa por espaço e o número de acidentes entre esses veículos.
A campanha é composta também por dois vídeos de realidade virtual, filmados em 360 graus, que propõem uma troca de papéis. O primeiro permite aos motoristas experimentar como é estar na pele de um ciclista quando um carro se aproxima demais, muda de direção sem dar seta ou abre a porta de repente. No segundo, os ciclistas veem como é para o motorista quando eles atravessam o sinal vermelho, andam na contramão ou viram sem avisar.
Para gerar mais impacto, a Ford tem promovido eventos em que motoristas e ciclistas são convidados a assistir aos vídeos com óculos de realidade virtual. Das mais de 1.200 pessoas que já participaram da experiência, 91% afirmaram que pretendem mudar seus hábitos de direção. “Não há maneira mais efetiva de apreciar o ponto de vista de outra pessoa do que estar na sua pele ou, nesse caso, estar no seu veículo. A empatia é uma emoção muito poderosa”, diz o cientista comportamental Dan Berry, que ajudou a desenvolver o experimento.
A Europa é conhecida por ter uma das maiores comunidades de ciclistas do mundo, formada por 250 milhões de pessoas, que continua a aumentar. Mas, mesmo lá, a infraestrutura de ciclovias está longe do ideal para permitir uma rodagem segura: um em cada 12 acidentes fatais de trânsito envolve bicicletas. A Ford acredita que dar a mais pessoas a oportunidade de pedalar com segurança, especialmente em trajetos curtos, beneficia a todos, tanto do ponto de vista da mobilidade e da qualidade do ar como da saúde. Outras informações em (www.ford.co.uk/share-the-road).

Fiat chama 4,8 milhões de carros para recall nos EUA

Fiat temporario

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) está convocando 4,8 milhões de carros nos Estados Unidos para a atualização do software “Powertrain Control Modules” (de controle do veículo). “Decidimos tomar essa atitude porque estamos empenhados na segurança dos nossos veículos”, afirmou Mark Chernoby, diretor técnico de conformidade da FCA.
O “defeito” encontrado cancela a função da regulação automática da velocidade. Com isso, os condutores poderiam perder o controle da velocidade do carro no caso de “uma improvável série de eventos” que incluiria até um curto-circuito na rede elétrica.
O upgrade será gratuito, e a FCA começará a alertar os clientes interessados a partir da próxima semana. Dentre os carros que serão convocados estão modelos 2014-2019 da Chrysler, Dodge, Jeep e Ram (ANSA).

Fifa divulga a música oficial da Copa

A Fifa divulgou na sexta-feira (25) a música oficial da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. A canção, chamada “Live It Up”, foi produzida pelo DJ norte-americano Diplo e interpretada pelo ator e rapper Will Smith, Nicky Jam e a albanesa Era Istrefi. A música será executada ao vivo pela primeira vez no dia 15 de julho, na cerimônia de encerramento do Mundial, no Estádio Luzhniki, em Moscou.
“É uma honra ser convidado para cantar na Copa do Mundo. Esse evento global reúne pessoas de todo o mundo para torcer, rir e experimentar a magia”, disse Will Smith. A Fifa prevê que a música faça o mesmo sucesso que as canções oficiais dos Mundiais de 2014, no Brasil, e de 2010, na África do Sul.
As músicas oficiais da Copa do Mundo são uma tradição desde o Mundial de 1966, na Inglaterra. Na ocasião, a canção foi feita pelo cantor Lonnie Donegan e chamada de “World Cup Willie”. A Copa do Mundo de 2018 irá começar no dia 14 de junho, com a partida entre Rússia e Arábia Saudita, em Moscou (ANSA).

Trump volta atrás e pode se reunir com Kim Jong-un

Trump temporario

Após anunciar o cancelamento da que seria a histórica reunião com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou atrás na sexta-feira (25) e disse que o encontro pode, sim, ocorrer, no dia 12 de junho. “Vejamos o que acontece. Estamos falando com eles. (A reunião) poderia acontecer dia 12”, comentou o republicano aos jornalistas. “Todo mundo joga”, vangloriou-se o magnata sobre sua polêmica tática de negociação.
No Twitter, Trump se pronunciou sobre o fato da Coreia do Norte ter dito nesta madrugada que estava disponível para conversar ‘a qualquer momento’. “É uma notícia muito boa receber um caloroso e produtivo comunicado da Coreia do Norte”, escreveu. “Logo veremos para onde vamos. Iremos esperar por uma longa e duradoura prosperidade e paz. Apenas o tempo (e o talento) dirão”, completou.
O encontro entre Trump e Kim Jong-un estava marcado para 12 de junho. Porém, o presidente norte-americano tinha anunciado o cancelamento. Já a Coreia do Norte destruiu os túneis de seu centro de testes nucleares de Punggye-ri. Tinha sido uma promessa a Seul, após a cúpula de 27 de abril na qual os dois países se comprometeram a trabalhar pela total desnuclearização da península (ANSA).

Robert De Niro ‘bane’ Trump de seus restaurantes

 O ator norte-americano Robert De Niro proibiu o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de entrar em seus restaurantes. Em entrevista ao jornal britânico “Daily Mail”, De Niro, fundador da rede de restaurantes japoneses Nobu, disse que, se Trump quiser entrar em algum dos seus estabelecimentos, será acompanhado até a porta.

E, caso o astro encontrasse o mandatário em outro local, ele mesmo iria embora. “Meu sonho é que ele entre no Nobu para podermos fazer ‘sushi’ do presidente”, brincou o chef do restaurante, também entrevistado pelo “Daily Mail”. De Niro, 74 anos, também falou que não pretende se aposentar tão cedo. “Estou ficando velho? O que eu vou fazer? O que mais eu posso fazer? Jogar golfe? Na verdade, eu tentei jogar golfe e gostei, mas prefiro continuar no que já faço”, disse. O ator participou de diversos filmes de sucesso ao longo de sua carreira, como “Taxi Driver” e “O Poderoso Chefão”. Após a eleição de Trump, ele chegou a brincar que se mudaria para Molise, região do centro da Itália e local de origem de sua família (ANSA).