67 views 12 mins

Geral 22/11/2016

em Geral
segunda-feira, 21 de novembro de 2016
Mulheres turcas protestam em Ancara contra o projeto da suspensão das penas por ataque sexual a menores de idade, caso o culpado se case com a vítima.

Turquia descriminaliza sexo com menores de idade

Mulheres turcas protestam em Ancara contra o projeto da suspensão das penas por ataque sexual a menores de idade, caso o culpado se case com a vítima.

Milhares de pessoas em várias cidades da Turquia estão protestando contra a aprovação de um projeto de lei pelo Parlamento do país no qual o ato sexual com um menor de idade não será penalizado se o culpado se casar com a vítima

De acordo com organizações especializadas nos direitos das crianças e adolescentes e das mulheres, o projeto funciona com um “perdão” a milhares de estupradores e abusadores infantis.
O porta-voz do Unicef, Christophe Boulierac, por exemplo, disse que a medida é uma “espécie anistia” para homens que se aproveitam de crianças e jovens indefesos e os abusam sexualmente. No entanto, o ministro da Justiça da Turquia, Bekir Bozdag, disse que o projeto não é um “perdão” a estupradores e que a oposição está querendo distorcer intencionalmente os fatos já que, segundo ele, a lei só será aplicada em casos nos quais não houve violência e o ato sexual foi consentido por ambas as partes.
Além disso, a lei também serviria para regularizar os casamentos infantis no país. “Esse tipo de casamento existe em nossa sociedade, [por isso a medida] trata-se de uma de uma verdadeira ‘tomada’ de consciência que não havia se desenvolvido ainda. “Estamos tratando de encontrar uma solução para essa realidade”, disse Bozdag. O ministro também disse que o casamento diminuirá o número de prisões de homens que mantêm relações sexuais com menores de idade, o que acabava deixando muitas famílias em dificuldade já que elas perdiam a renda obtida pelos abusadores.
A lei, para entrar em vigor, ainda tem que ser aprovada mais uma vez pelos deputados turcos, o que deve acontecer hoje (22). Se isso acontecer, devido ao seu caráter retroativo, mais de 3 mil pessoas que já foram condenadas por abuso sexual em menores desde 2005 podem receber esse “perdão”. A idade mínima para se casar na Turquia é de 17 anos, com autorização dos pais do casal, e, em casos especiais, a idade pode cair para 16 anos. No entanto, em várias regiões do país, principalmente no interior, essa norma não é respeitada (ANSA).

Papa autoriza padres a perdoarem casos de aborto

A orientação foi publicada na carta apostólica “Misericordia et Miseria”, divulgada ontem pelo Vaticano.

O papa Francisco concedeu ontem (21) aos sacerdotes a liberdade de absolverem ou não as pessoas que cometeram aborto e procuraram a Igreja Católica para se redimir. A orientação foi publicada na carta apostólica “Misericordia et Miseria”, divulgada ontem pelo Vaticano. O texto marca o encerramento do Ano Santo do Jubileu, que foi dedicado ao tema da misericórdia.
A carta apostólica estabelece uma série de novas instruções para que a misericórdia seja adotada como prática diária entre os católicos. Dessa forma, os sacerdotes ficam livres para decidirem perdoar ou não uma pessoa que cometeu aborto. Isso abre caminhos para médicos e mulheres que já cometeram ou participaram de abortos. Até hoje, os dois eram impedidos automaticamente de se comungarem na Igreja e o status só poderia ser revertido em casos específicos por bispos ou delegados.
“Com todas as minhas forças, digo que o aborto é um pecado grave, porque coloca fim a uma vida inocente”, afirmou o Papa. “Mas peço aos sacerdotes que sejam guias e dêem apoio e conforto no acompanhamento dos penitentes”, ressaltou o líder católico. “Para que nenhum obstáculo se coloque entre o pedido de reconciliação e o perdão de Deus, concedo, a partir de hoje, a todos os sacerdotes, na força de seus ministérios, a faculdade de absolver os que os procuram pelo pecado do aborto”, determinou Francisco.
Além da questão do aborto, o Papa validou as confissões celebradas por sacerdotes lefebrvianos e oficializou o trabalho dos “missionários da misercórdia”, postos criados durante o Jubileu para “escutar e perdoar os fiéis”. No texto, Francisco disse que a misericórdia é um “valor social” que deve “restituir a dignidade de milhões de pessoas”. Por isso, ele também criou o Dia Mundial dos Pobres, que será celebrado em toda a Itália Católica. Em um claro recado à ala conservadora do Vaticano, o Papa escreveu em sua carta apostólica que “nada que um pecador arrependido coloque diante da misericórdia de Deus pode permanecer sem o seu abraço e o seu perdão”.

Aumentou a popularidade de Trump

A popularidade do magnata republicano Donald Trump subiu a 46% desde a sua vitória nas eleições de 8 de novembro, de acordo com uma pesquisa divulgada ontem (21) pela Politico/Morning Consult. Pelos dados, Trump conseguiu aumentar sua popularidade em nove pontos percentuais em menos de 15 dias.
Antes das eleições, a maioria das pesquisas de intenção de voto apontava para uma derrota de Trump e uma vitória da democrata Hillary Clinton. Até no exterior, Trump tem conquistado alguns resultados que antes eram inesperados. O Reino Unido poderia ser o primeiro país a receber uma visita oficial do novo presidente dos Estados Unidos. Segundo fontes de Downing Street, o magnata poderia receber o convite da rainha Elizabeth II, que avalia uma recomendação do governo conservador da premier Theresa May (ANSA).

Merkel se prepara para campanha mais difícil de sua carreira

Chanceler da República Federal da Alemanha, Angela Merkel.

A chanceler alemã, Angela Merkel, confimou que concorrerá a um quarto mandato, mas admitiu que está se preparando para enfrentar a campanha eleitoral mais difícil de sua carreira. “Esta eleição vai ser ainda mais difícil do que as anteriores”, disse, ressaltando uma “forte polarização” da sociedade e prometendo lutar “pelos nossos valores e pelo nosso modo de vida”.
De acordo com a maioria dos analistas ouvidos pela mídia do país, o nome de Merkel desponta naturalmente diante da falta de opções de lideranças. “Mekel tentará, mas quem mais tentaria?”, questiona o jornal conservador Welt, ressaltando que uma das tarefas da chanceler nos próximos quatro anos será criar um sucessor. Em tom crítico, o diário Spiegel comentou que “não foi possível traçar, durante os 25 minutos de discurso de Merkel na televisão, o programa de governo e as propostas que a chancelar apresentará aos alemães depois de 11 anos de governo”.
Aos 62 anos de idade, Merkel completa mais de uma década no governo da Alemanha, período no qual enfrentou uma série de crises internas e europeias. A chanceler se tornou a primeira mulher a assumir o posto na Alemanha unificada, em 2005. Ela disputará a eleição para a Presidência de seu partido e, caso vença, concorrerá no pleito geral que deve ocorrer entre agosto e outubro do ano que vem. Pesquisas locais indicam que 60% dos eleitores apoiam um novo mandato de Merkel, que é vista como força estabilizadora dentro da Europa, em um momento em que o continente sofre com as consequências do Brexit e do crescimento de partidos nacionalistas de extrema-direita (ANSA).

Venda do Milan acontecerá em dezembro

O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi afirmou que a conclusão da venda do Milan a um grupo de investidores chineses deverá acontecer no dia 13 de dezembro. “O ‘closing’ foi fixado. Acreditamos que não haverá obstáculos para conseguir as autorizações do Estado chinês. Pensamos que [a venda será selada] na data anunciada”, afirmou Berlusconi durante um jantar após empate de derby com a Inter de Milão no domingo (20).
O ex-premier italiano também disse que a venda nunca foi algo fácil e que o universo do futebol pode ser comparado atualmente com um jogo de Monopoly. Vender o time “foi uma decisão muito dolorosa e por isso talvez o futebol seja como o Monopoly, onde os milhões não contam nada”, disse o político. Berlusconi também disse qual influência quer ter no Milan depois que ele for vendido. “Ofereceram-me a presidência honorária sem a nomeação de outro presidente. Acredito que posso tentar uma situação como essa”, explicou o italiano (ANSA).

Neymar, Messi e corintiano disputam Prêmio Puskás

A Fifa divulgou ontem (21) os 10 concorrentes ao Prêmio Puskás de gol mais bonito do ano, lista que inclui nomes habituais como Lionel Messi e Neymar, mas também o corintiano Marlone. O camisa 10 da seleção brasileira entrou na relação pelo golaço contra o Villarreal no qual chapelou um zagueiro, girou e, sem deixar a bola cair no chão, mandou para o fundo das redes. Já o argentino concorre por um gol de falta contra os Estados Unidos na Copa América Centenário.
Por sua vez, Marlone pode vencer o prêmio por uma pintura coletiva finalizada com um voleio da entrada da área, em partida do Corinthians contra o Cobresal pela Libertadores. A lista ainda inclui a venezuelana Daniuska Rodríguez, que pode se tornar a primeira mulher a vencer o Puskás. Completam a relação dos 10 concorrentes os espanhóis Mario Gaspar e Saúl Ñíguez, o sul-africano Hlompho Kekana, o galês Hal Robson-Kanu, o finlandês Simon Skrabb e o malaio Moh Faiz Subri (ANSA).