68 views 10 mins

Geral 22/09/2016

em Geral
quarta-feira, 21 de setembro de 2016
Em relação à escolaridade, apenas 10,6% do total, ou seja, 942,6 mil eleitores, têm o nível superior completo.

Eleições: 8,88 milhões de pessoas irão às urnas em São Paulo no dia 2

Em relação à escolaridade, apenas 10,6% do total, ou seja, 942,6 mil eleitores, têm o nível superior completo.

Os 8,88 milhões de eleitores aptos a votar na cidade de São Paulo poderão escolher no próximo dia 2 de outubro entre 11 candidatos a prefeito

Foram registradas 1.313 candidaturas para a Câmara Municipal, que conta com 55 membros vereadores. As impressões digitais vão identificar quase um terço (28,9%) dos eleitores paulistanos. Estão cadastradas biometricamente 2,57 milhões de pessoas na capital paulista. E as mulheres são maioria (54%).
Em relação à escolaridade, apenas 10,6% do total, ou seja, 942,6 mil eleitores, têm o nível superior completo. Concluíram o ensino médio 23,3% dos aptos a votar na cidade de São Paulo – 2 milhões de pessoas. São analfabetos 2,1% (191,2 mil) e completaram o ensino fundamental 8,4%, 747,2 mil eleitores. Com o ensino médio incompleto tem-se 1,94 milhão de eleitores (21,9%) e sem concluir o fundamental, 1,92 milhão (21,6%).
Os eleitores entre 20 e 34 anos representam 32,26% do total. Estão na faixa com até 19 anos, 3,64% dos aptos a votar nestas eleições. Aqueles entre 35 e 54 anos representam 38,39% dos participantes do pleito. Os com 65 anos ou mais são 13,78% do total.
Os candidatos do sexo masculino são dois terços (67,64%) dos que disputam uma vaga na Câmara Municipal, totalizando 903 homens, contra 410 mulheres. Se declararam brancos 862 (64,57%); se disseram pardos 265 (19,85%); pretos 165 (12,36%); amarelos 17 (1,27%); e indígena 4 (0,3%).
A escolaridade dos candidatos a vereador é consideravelmente mais elevada do que o do eleitorado do município. Do total de inscritos, 47,64% têm ensino superior, 25,32% concluíram o ensino médio e 7,79% estudaram até o fim do ensino fundamental. Entre os registrados, 28, representando 2,1% do total, declararam que apenas sabem ler e escrever (ABr).

Alckmin deu início a plantio às margens do Rio Pinheiros

No Dia da Árvore, Alckmin dá início a plantio às margens do Rio Pinheiros.

O governador Geraldo Alckmin iniciou ontem (21 – Dia da Árvore), uma parceria socioambiental que viabiliza serviços de jardinagem e manutenção nos parques urbanos. A ação foi feita por 50 reeducandos do sistema prisional no Pomar Urbano, localizado às margens do Rio Pinheiros. “Os reeducandos trabalham, adquirem uma profissão, reduzem a pena e ganham uma bolsa. Este programa será não apenas nos rios, mas também nos principais parques de São Paulo, aumentando suas áreas verdes. As escolas também estão sendo reformadas e recuperadas com nossos reeducandos”, explicou o governador.
A parceria conta, ainda, com as secretarias do Trabalho e da Administração Penitenciária. A ação conta com a participação do ‘Movimento Novas Árvores Por Aí’ e do botânico Ricardo Cardin. Ao todo, 175 reeducandos têm a oportunidade de aprender uma nova profissão, como parte de sua preparação para reingresso na força produtiva da sociedade. Nos parques, eles trabalham na manutenção dos jardins e no enriquecimento dos bosques urbanos com árvores nativas de São Paulo, contribuindo para o embelezamento da cidade e para a redução da poluição, uma vez que elas absorvem ruídos e melhoram a qualidade do ar.
Entre as árvores nativas que estão sendo plantadas estão o ingá, a figueira, a palmeira juçara, o manacá da serra, a embaúba e a palmeira que deu origem ao antigo nome do rio Pinheiros: jerivá. Antigamente, o Pinheiros era conhecido como jurubatuba ou jiribatuba, que significa “lugar que tem muito jerivá”. O jerivá também é o símbolo do Pomar Urbano, que desde 1999 já recuperou cerca de 24 km das margens do rio Pinheiros com apoio de empresas parceiras (sp.gov).

Biblioteca mais antiga está perto de reabrir

A biblioteca Khizanat al-Qarawiyyin, em Fez, no Marrocos, considerada a mais antiga do mundo, em breve estará novamente aberta ao público. O local faz parte da Universidade al-Qarawiyyin, fundada por Fatima al-Fihri, em 859 d.C., e está em funcionamento até hoje. Após um bom tempo, as obras de restauração da biblioteca – que já passaram do prazo previsto – devem ser concluídas até o fim do ano. A arquiteta responsável pela reforma é Aziza Chaouni, nativa de Fez e importante figura pública da cidade.
A biblioteca teve o sistema de esgoto refeito e ganhou uma nova rede subterrânea para drenar a umidade do ar, que estava ameaçando estragar documentos antigos. Também foram instalados um laboratório com scanners de alta tecnologia para digitalizar os manuscritos e materiais que não deixam os pergaminhos racharem. Protegendo mais de 4 mil exemplares de grande importância para o mundo, os bibliotecários garantem que serão bastante rígidos com o uso dos livros.
“Podem me machucar, mas não podem machucar os livros”, disse um deles. O volume mais precioso é uma cópia do Alcorão do século IX escrito em pele de camelo. Nos últimos tempos, os extremistas do Estado Islâmico destruíram patrimônios históricos do Oriente Médio, cometendo atrocidades culturais como saquear a grande biblioteca de Mosul, no Iraque, e queimar milhares de manuscritos históricos (ANSA).

Brad Pitt: ‘muito triste’ com divórcio

O casal de atores Brad Pitt e Angelina Jolie.

O ator norte-americano Brad Pitt disse estar “muito triste” pelo divórcio da também atriz Angelina Jolie. A notícia, que foi anunciada na última terça-feira (20), foi destaque em toda a imprensa mundial. Em comunicado publicado pela revista de fofocas “People”, Pitt disse que, apesar da tristeza, o importante neste momento “é o bem-estar de nossos filhos”. “Peço para a imprensa dar-lhes o espaço que merecem durante esta época difícil”, concluiu.
Jolie entrou com pedido de divórcio nesta semana citando “diferenças irreconciliáveis”. Segundo o site de fofocas “TMZ”, que deu o furo da separação, ela estaria descontente com a forma com que Pitt estaria educando os seis filhos do casal. Ele estaria abusando do álcool e da maconha e por isso ela pediu a custódia das crianças, com direito a visita do pai. O advogado da atriz, Robert Offer, explicou em comunicado que “a decisão foi tomada para a saúde da família”.
Juntos desde 2004, eles oficializaram a união em 2014 com uma cerimônia simples na França. Jolie e Pitt são pais de seis filhos, Maddox, Zahara, Shiloh, Pax, Vivienne e Knox, sendo que três são adotivos e três biológicos.
As duas estrelas de Hollywood têm uma fortuna estimada em US$ 400 milhões (ANSA).

UE contra cosméticos testados em animais

A Corte de Justiça da União Europeia emitiu ontem (21) uma sentença contra a venda dentro dos países do bloco de cosméticos testados em animais. Segundo o tribunal da UE, os Estados-membros podem vetar a comercialização desses produtos mesmo que os testes tenham sido conduzidos fora da União. A sentença é resultado de uma consulta feita pela Alta Corte de Justiça da Inglaterra sobre uma causa aberta pela Federação Europeia para os Ingredientes Cosméticos.
Três membros da entidade efetuaram experimentos em animais fora das fronteiras da UE para cosméticos que seriam vendidos na China e no Japão.
Por conta disso, a Federação recorreu à justiça britânica para saber se essas companhias estariam sujeitas a sanções caso os mesmos produtos também chegassem ao Reino Unido. Por sua vez, a Alta Corte da Inglaterra consultou o tribunal máximo da União Europeia, que emitiu sua decisão.
Atualmente, o direito europeu proíbe a venda de produtos cosméticos testados em bichos, mas a EFFCI defendia que a lei não seria violada se os experimentos tivessem sido realizados com as regras de “países terceiros”. “O direito da União não faz qualquer distinção baseada no lugar onde foi efetuada a experimentação animal”, declarou a corte (ANSA).