70 views 9 mins

Geral 14/08/2018

em Geral
segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Em evento sobre eleições, Cármen Lúcia exalta Ficha Limpa

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, exaltou a participação popular e elogiou a Lei da Ficha Limpa, que disse ser umas das melhores normas legais sobre o assunto em todo mundo.

Presidente do STF, Cármen Lúcia, durante abertura do seminário Democracia e eleições, no UniCEUB. Foto: Antonio Cruz/ABr

“A Lei da Ficha Limpa é de iniciativa popular, foi o conjunto de cidadãos que levou ao Congresso Nacional aquilo que lhe parecia próprio, uma lei considerada pela ONU uma das melhores leis que existem, uma das três melhores do mundo”, ressaltou.

A declaração foi dada na abertura de um seminário sobre os desafios da democracia e das eleições, em uma universidade particular de Brasília, do qual também participaram o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, e o ministro Tarcísio Vieira, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em sua fala, Cármen Lúcia fez também uma defesa de governos que foram escolhidos em eleições diretas, mas que têm ou tiveram sua legitimidade contestada recentemente pela sociedade.

“Eu escuto agora falar que, no plano nacional e no plano estadual, o governo tal não tem legitimidade. Tem sim. Se foi eleito segundo as normas constitucionais e eleitorais, a pessoa que foi levada por nós, cidadãos, nós, eleitores, com a responsabilidade que temos com nosso país, é claro que nós temos uma legitimidade”, disse (ABr).

Ex-companheiros, Massa diz que Alonso ‘dividia’ Ferrari

Massa e Alonso foram parceiros de 2010 a 2013 na escuderia italiana. Foto: ANSA

O piloto Felipe Massa afirmou neste sábado (11) que seu ex-companheiro de equipe na Ferrari Fernando Alonso “dividia ao meio” a escuderia italiana, devido à personalidade competitiva do espanhol. O brasileiro foi parceiro de equipe de Alonso de 2010 a 2013, e em entrevista ao programa “Conversa com Bial’, da “Rede Globo”, Massa afirmou que o espanhol é muito talentoso, mas seu espírito competitivo atrapalhava a equipe.

“Com Alonso, era uma situação mais de luta. Nunca tive nenhum problema com ele fora do carro. Ele sempre me tratou muito bem, nós sempre tivemos uma boa relação de trabalho. Só que o Alonso tem uma coisa que, quando ele fecha a viseira, parece que são duas pessoas diferentes. E isso acaba dividindo a equipe ao meio”, disse Massa.

Anteriormente, o chefe da equipe da Red Bull, David Horner, também afirmou que o temperamento de Alonso foi uma das justificativas pelo qual a equipe britânica não apostou no espanhol para substituir Daniel Ricciardo, que deixará a escuderia no final da atual temporada. O brasileiro ainda revelou que o seu também ex-companheiro de equipe Michael Schumacher tinha um temperamento semelhante ao de Alonso, no entanto, a relação de Massa com o alemão era mais próxima.

Ainda na entrevista, Massa contou que quando deixou a Ferrari para assinar com a Williams, em 2013, foi um grande “alívio”, além de ter tirado um “peso das costas”. No entanto, o brasileiro afirmou que teve “uma história importante” na escuderia italiana. Massa estreou na Fórmula 1 em 2002, pela Sauber. Após passar pela Ferrari e a Williams, o brasileiro deixou a principal categoria do automobilismo mundial em 2017. Recentemente, o piloto assinou contrato com a equipe Venturi para disputar a Fórmula E (ANSA).

Coreias vão realizar nova reunião em Pyongyang

Representantes das duas Coreias decidiram ontem (13) realizar uma nova cúpula entre seus líderes em Pyongyang em setembro próximo, segundo anunciaram ambos os países em comunicado conjunto. O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, farão na capital da Coreia do Norte seu terceiro encontro, depois de se reunir em duas ocasiões anteriores na fronteira entre ambos os países nos dias 27 de abril e 26 de maio.

Espera-se que a nova reunião sirva para avançar na Declaração de Panmunjom, assinada pelos dois governantes em seu primeiro encontro, e na qual ambos se comprometeram a melhorar laços e a trabalhar para estabelecer a paz e a “total desnuclearização” da península coreana.
Embora ambas as partes tenham fixado o local para o terceiro frente a frente entre seus máximos responsáveis, resta definir a data exata do encontro.

“Também analisamos a situação atual da implementação dos pontos da declaração de Panmunjom, e fizemos consultas para avançar na sua aplicação”, afirma um comunicado conjunto das duas Coreias, divulgado ao final da reunião de hoje pelo Ministério de Unificação do Sul. Na sua reunião de abril, Moon e Kim já tinham combinado realizar no outono (hemisfério norte) uma nova cúpula na capital norte-coreana, segundo informa a declaração final divulgada ao final desse primeiro encontro entre os líderes das duas Coreias.

Enfermeira deixa 600 mil euros de herança para hospital

A italiana morreu aos 95 anos, sem nenhum parente vivo. Foto: ANSA

Uma ex-enfermeira deixou 600 mil euros de herança para o hospital onde trabalhou toda a sua vida. Maria Bologna morreu aos 95 anos, sem nenhum parente vivo, e deixou a sua fortuna para o Hospital Maggiore, no centro de Trieste, na Itália. Viúva, Bologna perdeu o filho para uma doença grave e faleceu no ano passado. Mas só agora o assunto foi definido: a empresa sanitária universitária integrada ao hospital aceitou a herança e definiu os interventos que serão financiados.

Será construído um vestiário com equipamentos, móveis e 450 armários para a nova sede de transfusão de sangue e para o centro único de administração antiblástica. Também será feita a modernização parcial do refeitório e da entrada do hospital. Assim, a fortuna será inserida no âmbito de um plano de três anos (2018-2020) para manutenção e desenvolvimento do patrimônio do hospital (ANSA).

Cantora Aretha Franklin está ‘gravemente doente’

A rainha do soul Aretha Franklin está “gravemente doente”, de acordo com fontes próximas à artista norte-americana. Aos 76 anos, a cantora estaria já no fim da vida em Detroit, nos Estados Unidos, cercada por amigos e familiares, que pedem “orações e privacidade”, relatou a imprensa americana.

As informações foram divulgadas pela primeira vez por um jornalista próximo à cantora, no site “Showbizz411”, mas a notícia já circulou em todas as mídias dos EUA. A artista, vencedora de 18 prêmios Grammy, foi diagnosticada em 2010 com câncer. A última fez em que se apresentou foi em novembro do ano passado, em Nova York, para a Elton John AIDS Foundation.

Entre sus canções mais famosas, estão “Respect” (1967) e “I Say a Little Prayer” (1968). Em 1987, ela se tornou a primeira mulher a entrar no Salão da Fama do Rock and Roll (ANSA).