62 views 13 mins

Geral 12/12/2017

em Geral
segunda-feira, 11 de dezembro de 2017
A estimativa por faixa etária revela que é entre os 30 e 39 anos que se observa a maior frequência de negativados.

59,9 milhões de brasileiros estão com o nome negativado
A estimativa por faixa etária revela que é entre os 30 e 39 anos que se observa a maior frequência de negativados.


O volume de brasileiros com contas em atraso e registrados nos cadastros de devedores segue estável, porém alto

Segundo dados do indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) a estimativa é que o Brasil tenha aproximadamente 59,9 milhões de brasileiros com alguma conta em atraso e com o CPF restrito para contratar crédito ou fazer compras parceladas. O número representa 39,5% da população com idade entre 18 e 95 anos.
Em novembro, houve um aumento de 0,23% na quantidade de inadimplentes na comparação com o mesmo mês do ano passado. Na comparação mensal, ou seja, entre outubro e novembro de 2017, o indicador apresentou aumento de 0,15%. “Mesmo com a estabilidade, a cifra ainda é bastante elevada. Para as empresas, o cenário implica a perda de potenciais consumidores; para os consumidores, implica restrição do acesso ao crédito”, afirma o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro.
Para ele, a mudança desse quadro passa pela efetiva melhora das condições econômicas e, em especial, pela redução da taxa de desemprego. “Nos últimos meses, a economia brasileira iniciou um processo de recuperação. A atividade avançou por três trimestres consecutivos e a inflação e os juros recuaram. Algumas mudanças de regras também favoreceram o consumidor, a exemplo das novas regras do rotativo do cartão de crédito. Não obstante, a recuperação ainda é incipiente e não atinge o bolso do consumidor.”
A estimativa por faixa etária revela que é entre os 30 e 39 anos que se observa a maior frequência de negativados. Em novembro, praticamente metade da população nesta faixa etária (49%) tinha o nome inscrito em alguma lista de devedores, somando um total de 16,93 milhões.
Também merece destaque o fato de porcentagem significativa da população com idade entre 40 e 49 anos (47%) estar negativada, da mesma forma que acontece com os consumidores com idade entre 25 a 29 (46% em situação de inadimplência). Entre os mais jovens, com idade de 18 a 24 anos, a proporção cai para 21% – em número absoluto, 4,92 milhões. Na população idosa, considerando-se a faixa etária entre 65 a 84 anos, a proporção é de 31%, o que representa 4,92 milhões de pessoas (SPC/CNDL).

EUA desenvolve ‘tatuagem viva’, que produz efeito em 3D

Os adesivos são produzidos a partir de uma “tinta”, feita com bactérias geneticamente modificadas.

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) produziu uma tatuagem “viva”. Os desenhos são impressos em três dimensões e se iluminam de acordo com as reações químicas produzidas pelo organismo. Os adesivos “sutis” e “transparentes” são produzidos a partir de uma “tinta”, feita com bactérias geneticamente modificadas. Elas “acendem” em resposta a substâncias químicas produzidas na pele.
Essa técnica de impressão tem potencial para abrir portas a novos sensores biológicos, sensíveis a luz, pH, temperatura e poluentes. Mas também, a dispositivos interativos e computadores portáteis, segundo o pesquisador Hyunwoo Yuk. “Esse é um objetivo ainda distante, mas acreditamos que está à altura para estampar plataformas computacionais vivas”, afirmou.
De imediato, as bactérias estampadas em 3D poderão ser utilizadas para a produção de cápsulas farmacêuticas e instalações cirúrgicas. “Podemos usar as células de bactérias como se fossem operárias de uma fábrica 3D”, apontou o estudioso Xinyue Liu. Células de mamíferos também foram utilizadas para produzir a tatuagem. Yuk indicou, porém, que elas não resistiam ao processo de impressão.
As bactérias, por outro lado, como possuem uma parede externa são mais resistentes ao estresse. Imersas em uma camada gelatinosa rica em nutrientes (Hidrogel), elas sobrevivem e mantém as funções que estão programadas a cumprir (ANSA).

Justiça aceita denúncia contra Rocha Loures

A Justiça Federal em Brasília aceitou ontem (11) a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra ex-deputado Rodrigo Rocha Loures por corrupção passiva. Com a decisão, o ex-parlamentar passou à condição de réu nas investigações iniciadas a partir das delações da JBS.
Em junho, Loures foi flagrado pela Polícia Federal (PF) recebendo uma mala com R$ 500 mil na Operação Patmos, investigação baseada na delação premiada de executivos da empresa JBS. Ele foi preso a pedido do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, mas ganhou o direito de cumprir prisão domiciliar enquanto responde ao processo criminal.
O caso começou a tramitar no STF, mas o ministro Edson Fachin entendeu que o ex-deputado não tem mais foro privilegiado e deve responder às acusações na primeira instância (ABr).

Uruguai bate recorde de churrasco

O Uruguai bateu no domingo (10) o recorde de maior churrasco do mundo e ultrapassou a Argentina. O evento aconteceu na cidade de Minas e contou com 16,5 toneladas de carne. “Nós estamos preparando isso desde outubro”, afirmou o líder do projeto, Robert Bayarres, à AFP. “E temos 4 toneladas de salada de maionese como acompanhamento. Se nós soubéssemos, teríamos até convidado o Guinness, mas não tivemos tempo”, completou, com humor.
O Uruguai já havia batido o recorde em 2008, quando entrou para o livro dos recordes, o Guinness Book. Porém, em 2011, a Argentina fez um churrasco maior e venceu o país vizinho. “Isso tudo não é pelo Guinness, é para ganhar da Argentina”, comentou Raul, um dos cozinheiros.
Além das 16,5 toneladas de carne, o evento em Mina, cidade de 40 mil habitantes, precisou de 60 toneladas de madeira e contou com o apoio de 100 cozinheiros e 200 ajudantes para desossar, pesar e assar a comida. Ao todo, foram necessárias 14 horas para que a carne fosse cozida e servida. O churrasco acompanhado da salada foi vendido em porções individuais por US$ 5 na festa (ANSA).

Papa Francisco pede que saúde não vire mercadoria

O Pontífice convida à “preservação dos hospitais católicos do risco da mercantilização”.

Na sua tradicional mensagem pelo Dia Mundial do Doente, que será celebrado em 11 de fevereiro de 2018, o papa Francisco pediu para que os hospitais católicos não “mercantilizem” o atendimento aos pacientes. No texto, divulgado ontem (11) pelo Vaticano, o Pontífice convida à “preservação dos hospitais católicos do risco da mercantilização, que em todo o mundo busca fazer com que a cura da saúde entre no mercado, terminando com o descarte dos pobres”.
O líder da Igreja Católica ainda afirma que a “inteligência organizacional e a caridade exigem que a pessoa do doente seja respeitada na sua dignidade e mantida sempre no centro do processo de cura”. “Essas orientações devem ser próprias também dos cristãos que atuam em estruturas públicas e que, com o seu serviço, são chamados a dar um bom testemunho do Evangelho”, disse ainda.
Jorge Mario Bergoglio voltou a falar sobre a missão da Igreja Católica como um “hospital de campo”, para receber as pessoas mais necessitadas, e também lembrou que o amor de Maria e de José com os mais necessitados serve de “modelo” para Igreja (ANSA).

Real Madrid pega PSG nas oitavas

Chelsea enfrentará o Barcelona, enquanto o Real Madrid pega PSG nas oitavas.

A Uefa realizou ontem (11) em Nyon, na Suíça, o sorteio das oitavas de final da Liga dos Campeões. Entre os principais confrontos sorteados, o Real Madrid vai encarar o Paris Saint-Germain (PSG); e o Chelsea enfrentará o Barcelona. Juventus e Roma, únicas equipes italianas na competição, irão enfrentar Tottenham, da Inglaterra, e Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, respectivamente.
Ex-jogador e agora dirigente da Roma, Francesco Totti comentou sobre o adversário da equipe gialorrossa. “Para o que estava lá foi muito bom, mas o Shakhtar é uma equipe forte fisicamente e não deve ser subestimado. A única pequena vantagem é de jogar a partida de volta em casa”, disse.
De acordo com o regulamento da UEFA, as oitavas serão disputadas em duas partidas, e os clubes que terminaram na liderança de suas respectivas chaves na fase de grupos disputarão o jogo da volta em casa. O primeiro jogo das oitavas de finais da Liga dos Campeões serão realizados nos dias 13, 14, 20 e 21 de fevereiro. Já as partidas decisivas vão ser disputadas nos dias 6, 7, 13 e 14 de março.
Confira os confrontos: Juventus (ITA) x Tottenham (ING); Basel (SUI) x Manchester City (ING); Porto (POR) x Liverpool (ING); Sevilla (ESP) x Manchester United (ING); Real Madrid (ESP) x PSG (FRA); Shakhtar (UCR) x Roma (ITA); Chelsea (ING) x Barcelona (ESP); e Bayern (ALE) x Besiktas (TUR) (ANSA)

Trump pede envio de astronautas à Lua novamente

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou ontem (11) uma diretriz que ordena à Nasa, a agência espacial americana, a iniciar um programa para enviar “novamente astronautas americanos à Lua e, eventualmente, a Marte”, informou a Casa Branca.
A última vez em que os EUA enviaram uma missão tripulada para fora da órbita terrestre foi em 1972, no programa Apolo 17, na qual dois de seus astronautas, Eugene Cernan e Harrison Schmitt, fizeram três caminhadas sobre a superfície lunar.
Em outubro, o vice-presidente americano Mike Pence comentou sobre o interesse de Washington de “enviar astronautas americanos à Lua, não apenas para deixar para trás pegadas e bandeiras, mas para construir as bases necessárias para enviar americanos a Marte e além” (ABr).