Geral 25 a 28/01/2019

Papa alerta para ‘desinformação e distorção de fatos’ na web

Em mensagem por ocasião da Jornada Mundial das Comunicações
Sociais, o papa Francisco alertou para a “desinformação” e a “distorção consciente dos fatos” compartilhados na internet.

Papa temporrio
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“Entre os mais jovens, os dados revelam que um em cada quatro adolescentes está envolvido em episódios de cyberbullying”, disse o Santo Padre. Foto: AFP/BBC News

No texto, o Pontífice reforça que “a rede é um recurso do nosso tempo: uma fonte de conhecimentos e relações outrora impensáveis”. No entanto, diversos especialistas “destacam também os riscos que ameaçam a busca e a partilha de informação autêntica à escala global”, principalmente em decorrência das “transformações impressas pela tecnologia às lógicas da produção, circulação e fruição dos conteúdos”.

“Se é verdade que a internet constitui uma possibilidade extraordinária de acesso ao saber, verdade é também que se revelou como um dos locais mais expostos à desinformação e à distorção consciente e pilotada dos fatos e relações interpessoais, a ponto de muitas vezes cair no descrédito”, alerta Francisco. O líder da Igreja Católica reconheceu que mesmo as redes sociais servindo para conectar melhor as pessoas, elas prestam-se também a “um uso manipulador dos dados pessoais, visando obter vantagens no plano político ou econômico, além de não respeitar as pessoas e seus direitos”.

“Entre os mais jovens, os dados revelam que um em cada quatro adolescentes está envolvido em episódios de cyberbullying”, acrescenta o Santo Padre. Na mensagem pelo 53º Dia Mundial das Comunicações, que será celebrado no dia 2 de junho, sob o tema “Somos membros uns dos outros. Das comunidades de redes sociais à comunidade humana”, Francisco recordou que “desde quando a internet está disponível, a Igreja sempre procurou promover o seu uso ao serviço do encontro entre as pessoas e a solidariedade entre todos”.

Entretanto, no “cenário atual, salta aos olhos de todos como a comunidade de redes sociais não seja, automaticamente, sinônimo de comunidade”.
“Uma comunidade é mais forte, pois é mais coesa e solidária, animada por sentimentos de confiança e persegue objetivos compartilhados”. Com isso, “a comunidade como uma rede solidária requer escuta mútua e diálogo, baseado no uso responsável da linguagem”. Jorge Bergoglio também destacou que as redes sociais deveriam ser uma janela para o mundo, mas tornou-se uma vitrine para exibir o próprio narcisismo e fomentar o ódio.

Para ele, esta realidade “multifacetada” coloca várias questões éticas, sociais, jurídicas, políticas, econômicas, e também desafia a Igreja. “Enquanto os governos buscam os meios regulatórios legais para salvar a visão original de uma rede livre, aberta e segura, todos nós temos a possibilidade e a responsabilidade de favorecer seu uso positivo”. Segundo o argentino, a rede que todas as pessoas querem é a que não é feita para aprisionar, mas para libertar, para preservar uma comunhão de gente livre.

Por fim, o Papa concluiu que a rede só será uma oportunidade se os cidadãos souberem vivenciar na prática as conexões feitas através da tecnologia. Desta forma, é preciso passar do “like” ao “amém”. “Esta é a rede que queremos: uma rede feita não para capturar, mas para libertar, para preservar uma comunhão de pessoas livres. A própria Igreja é uma rede tecida pela Comunhão Eucarística, onde a união não se baseia nos ‘likes’, mas no ‘amém’ com que cada um adere ao Corpo de Cristo, acolhendo os outros”, finalizou (ANSA).

Real Madrid é o clube que mais faturou
na temporada passada

 

O Real Madrid superou o Manchester United, da Inglaterra, e voltou a ser o clube que mais faturou no futebol mundial na temporada passada, segundo um relatório da Deloitte Football Money League divulgado na quinta-feira (24). O time madrilenho gerou 750,9 milhões de euros em receitas, sendo seguido no ranking pelo Barcelona (690,4 milhões) e Manchester United (666 milhões). Essa é a 12ª vez que o Real Madrid fica no topo da lista e a primeira desde a temporada 2014/15.
A 22ª edição do relatório da Deloitte Football Money League classifica os 20 clubes que mais faturaram na temporada. Apesar de duas equipes do Campeonato Espanhol estarem entre os três primeiros, o top 10 é dominado pelos ingleses, com seis equipes. O primeiro clube italiano do ranking é a Juventus, que ocupa a 11ª posição, com uma receita de 394,9 milhões de euros. Essa é a primeira vez desde a temporada 2011/12 que a Velha Senhora não aparece entre os 10 primeiros colocados.
Ainda entre os italianos, atrás da Juventus estão a Inter de Milão (280,8 milhões de euros) em 14º, Roma (250) na 15ª colocação e o Milan (207,7), que ficou em 18º. Confira a lista
1 – Real Madrid – 750,9 milhões de euros; 2 – Barcelona – 690,4; 3 – Manchester United – 666; 4 – Bayern de Munique – 629,2; 5 – Manchester City – 568,4; 6 – PSG – 541,7; 7 – Liverpool – 513,7; 8 – Chelsea – 505, 7; 9 – Arsenal – 439,2; 10 – Tottenham – 428,3; 11 – Juventus – 394,9; 12 – Borussia Dortmund – 317,2; 13 – Atlético de Madrid – 304,4; 14 – Inter de Milão – 280,8; 15 – Roma – 250; 16 – Schalke 04 – 243,8; 17 – Everton – 212,9; 18 – Milan – 207,7; 19 – Newcastle – 201,5; 20 – West Ham – 197,9 (ANSA).

 
 

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