217 views 5 mins

Dicas para ter sucesso no mercado de trabalho de TI

em Especial
quarta-feira, 09 de junho de 2021

Daniela Lopes (*)

Perspectivas de altos salários, mercado aquecido, empresas contratando e diversas possibilidades de bons empregos. O setor de Tecnologia da Informação, ou simplesmente TI, apresenta muitas oportunidades para profissionais qualificados, e não demonstra sinais de estagnação. Diferente da maioria dos segmentos da nossa economia, a TI vem chamando a atenção nos últimos anos pelo seu crescimento e a geração acelerada de vagas de empregos.

De acordo com um relatório da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, Softex, entre 2007 e 2017 o faturamento do setor cresceu 74% e os postos de trabalho cerca de 72%. Por conta disso, cresce a demanda por profissionais de TI devidamente qualificados e com preparo técnico, para ocupar as vagas que surgem em todos os setores do mercado e da indústria. Tanto é verdade, que de acordo a Brasscom – o Brasil deve chegar a 2024 com cerca de 420 mil vagas de emprego em TI.

O segmento de TI possui muitas oportunidades, mas esbarra na falta de profissionais capacitados e com conhecimento técnico, para ocupar as vagas de emprego. E para ajudar quem quer ingressar nesse segmento, seja como seu primeiro emprego ou para se realocar no mercado de trabalho, aqui estão algumas dicas para facilitar sua decisão de se tornar um profissional de TI:

  1. – Procure aquilo que você tem afinidade em TI – A primeira coisa que deve fazer é procurar conhecer o que te atrai nesse setor. Minha sugestão é: converse com quem trabalha com TI, procure saber como é a rotina desses profissionais, e faça uma lista de prós e contras. Isso pode te ajudar a definir aquilo com o que você realmente se identifica;
  2. – Entenda de programação – Busque bons cursos técnicos, capazes de dar a base para aprender e a desenvolver suas habilidades técnicas. Mas lembre-se, além dessas habilidades técnicas, um bom profissional de TI também precisa ser criativo, comunicativo e objetivo.
  3. – Construa seu network – Saber programar e ter afinidade com a profissão não bastam se ninguém enxergar suas conquistas, ou saber qual é a sua experiência, e suas especializações. Exponha seu portfólio nas redes sociais, como Linkedin, ou em plataformas voltadas ao público desenvolvedor, como o Github, por exemplo. Conheça as empresas que você quer trabalhar e os principais profissionais do setor. Assim, você pode construir sua imagem perante o mercado.
  4. – Conheça a si mesmo – É importante identificar em qual área ou segmento específico da TI você quer trabalhar, ou qual caminho a seguir dentro deste universo, que pode ser consultoria, desenvolvimento, ou mesmo como criador de uma startup. Essa dica é muito importante, pois ajuda a definir a carreira com a qual você mais se identifica.
  5. – Aprenda inglês – Seja em cursos de línguas estrangeiras ou mesmo cursos técnicos de programação, que ensinem o básico para você poder conhecer os termos específicos, e amplamente utilizados da programação. Saber inglês é um diferencial fundamental para quem quer se destacar nesse mercado de trabalho, sendo um quesito que pode fazer toda a diferença em uma entrevista de emprego.
  6. – Foco no objetivo – Por fim, o mais importante é nunca desistir de seus sonhos, por mais distantes que eles possam parecer estar. Dedicação, perseverança e resiliência são atributos fundamentais para quem quer obter sucesso, e no setor de TI não é diferente. Estude e coloque em prática todo o conhecimento obtido, sempre que possível.

(*) – É CEO e Fundadora da Blue EdTech (www.blueedtech.com.br).