164 views 4 mins

Alerta vermelho: queda no engajamento dos funcionários

em Espaço empresarial
terça-feira, 21 de junho de 2022

Pedro Signorelli (*)

Manter o engajamento entre os colaboradores é fundamental para atingir melhores resultados. Um time engajado é mais produtivo, entregando tarefas com menos recursos e otimizando o tempo. Porém, para manter as pessoas engajadas, é preciso que estejam capacitadas, felizes e com nível de desafio adequado, porque o desequilíbrio entre estes fatores pode levar ao desânimo, ocasionando baixa produtividade.

Levantamento do Gallup, empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos, com 14.705 trabalhadores americanos em períodos integral e parcial, aponta que o engajamento dos funcionários nos EUA teve seu primeiro declínio anual em uma década — caindo de 36% de funcionários engajados em 2020 para 34% em 2021.

Esse padrão continuou no início de 2022, já que 32% dos funcionários em período integral e parcial que trabalham para organizações agora estão engajados, enquanto 17% estão ativamente desengajados.

A queda no engajamento atinge muitas empresas e acontece por vários motivos, como ambiente de trabalho negativo (o que se tem falado muito hoje em dia – o ambiente ou a liderança tóxico(a), falta de reconhecimento profissional, falta de comunicação, remuneração e benefícios abaixo do mercado, incompatibilidade com a função.

Com isso, surgem mais problemas, como atrasos nas entregas, diminuição do padrão de qualidade, sem falar no impacto na saúde dos colaboradores, entre outros. Por essa razão, é necessário ter agilidade para resolver a questão, não se pode permitir que os problemas se multipliquem envolvendo um número cada vez maior de colaboradores.

Nesses momentos, uma boa liderança é essencial para contornar a situação e motivar o time. Os líderes possuem um papel de extrema importância perante os colaboradores e devem ter habilidade para inspirá-los, compartilhando os objetivos da orgnaização, melhorando a comunicação interna, abrindo espaços para opiniões e oferecendo feedback, para que todos permaneçam engajados.

A clareza para determinar metas é prioridade para manter o engajamento do time. O OKR – Objectives and Keys Results – Objetivos e Resultados Chaves – é um sistema cada vez mais atual de gestão, visto que oferece a possibilidade de planejamento de curto prazo, ajuste de rota frequente e envolve os colaboradores no processo. Desta forma, a ferramenta consegue auxiliar a definir metas e objetivos claros, fazendo com que todos possuam o mesmo foco.

Por meio de ciclos curtos, tipicamente três meses, o OKR apresenta meios de reverter situações adversas, justamente para suprir necessidades que poderiam estar desagradando o time e atrapalhando o desenvolvimento de cada um. Sendo assim, traz a possibilidade de transformar colaboradores desengajados e descontentes, em pessoas envolvidas e entusiasmadas com suas funções e seu local de trabalho.

(*) – Especialista na implementação do método OKR, criou e fundou a Pragmática Consultoria em Gestão, com o objetivo de ajudar outras organizações em suas jornadas de transformação e gestão (www.gestaopragmatica.com.br).