90 views 2 mins

As promessas não cumpridas na automação da indústria de base

em Mercado
terça-feira, 21 de junho de 2022

Vinicius Callegari (*)

Com o advento (inesperado) da pandemia, que passamos nos últimos dois anos, a Indústria de base precisou acelerar o passo e mergulhar, de uma vez por todas, na tão falada transformação digital. O ponto é que, mesmo com avanços (alguns impostos pelo momento), ainda existem promessas que não evoluíram no setor e que precisam ser discutidas, para impulsionar ainda mais nosso país. Por isso, tomei a liberdade de listar algumas delas:

1 – Dados captados com extrema confiabilidade – Notamos, em nosso dia a dia, que não é uma prática comum no mercado oferecer hardwares robustos ou buffers de qualidade. O que, muitas vezes, acarretava em hardwares que quebravam frequentemente e/ou perdiam as informações captadas. Tudo isso impacta a raiz de qualquer projeto IOT, que é a confiabilidade de dados, provocando insegurança e calafrios nos clientes;

2 – Contextualização da operação do cliente na plataforma – Pensem comigo, uma coisa é coletar dados de 100 máquinas e observar o funcionamento, aquecimento, etc. Tudo isso são informações esparsas, ou seja, sem contexto. Atualmente, já conseguimos contextualizar a operação de cada cliente, aliado às informações de cada máquina. Tudo isso gera um rico banco de dados e insights para tomadas de decisão;

3 – Customização de software em alta velocidade – Não é raro ouvir players do mercado prometendo customizações. Mas, a realidade é que depois do contrato assinado, qualquer pequena mudança que o cliente peça, gerará um custo absurdo e processos burocráticos desnecessários, prejudicando a experiência com a plataforma e, algumas vezes, culminando em cancelamento de serviços.

Por fim, reforço que é tão importante que as plataformas disponíveis no mercado não joguem palavras ao vento e não prometam aquilo que não conseguem entregar. É necessário, mais do que nunca, transparência para criar relações sólidas e que impactem, de maneira positiva, toda a cadeia produtiva.

(*) – É Co-Fundador da GaussFleet, maior plataforma de gestão de máquinas móveis para siderúrgicas e construtoras.