126 views 6 mins

Desafios para o sucesso no empreendedorismo

em Espaço empresarial
sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Em comemoração ao Dia do Cliente, a JGA Assessoria Contábil, entrevistou um dos clientes como forma de homenagear e agradecer a parceria que temos com nossos clientes e amigos que fazem parte da nossa história

Trata-se de Felipe Guerra, engenheiro mecânico e administrador de empresas, que se tornou empresário em 2015. Iniciou a marca Mister Donuts vendendo donuts artesanais nas ruas de São Paulo, e com a grande aceitação do produto, passou a profissionalizar a empresa, de modo que em 5 anos, passou de uma food bike para 16 lojas e 2 quiosques, com mais de 200 funcionários.

Pergunta
Felipe, sabemos que grandes ideias surgem pela observação de pequenos detalhes. Como foi a história da fundação do Mister Donuts?

Resposta
Exato, nossa ‘observação’ foi a vontade de comer um donuts gostoso em um sábado, e não existia nada no mercado paulistano, apenas os sonhos de padaria. Como em um mercado do tamanho de São Paulo não existe um dos doces mais vendidos nos EUA? E a partir deste questionamento iniciamos uma análise de mercado, desenvolvimento de receitas e operações, e a partir daí surgiu o Mister Donuts, que podemos afirmar sem sombra de dúvida, o primeiro case de sucesso de donuts artesanal no Brasil.

Pergunta
Empreender na pandemia, provocou a saída da zona de conforto para muitas empresas que tiveram que se adaptar a novas práticas. Quais os principais desafios que o Mister Donuts enfrentou nesse período?

Resposta
Quando a pandemia “bateu em nossa porta” tivemos a necessidade de converter nossas vendas de balcão (que correspondiam em 70% antes da pandemia) em delivery, além de investir em operações e utensílios de higiene que combatessem o vírus, inicialmente tivemos que inclusive pensar no transporte dos funcionários até as lojas, escala diferenciada etc.
Foi com muito suor, mas conseguimos contornar a situação, onde tivemos a abertura de 8 lojas em plena pandemia, contratação de mais de 100 funcionários, e ainda enfrentar um “boom” de donuts do mercado, pois após o sucesso, muitos vieram para este mercado.

Pergunta
Ter parcerias de confiança é primordial para o sucesso de uma organização. Quais pontos considera importante na busca de serviços de assessoria contábil para cuidar da sua empresa?

Resposta
A assessoria contábil é crucial para o sucesso do negócio. Inicialmente o foco da empresa tem que ser criação de marca e produto, e inserção dos mesmos no mercado, mas assim que há o desenvolvimento da empresa, a assessoria contábil, alinhada com um planejamento estratégico e financeiro, passa de fato a ser o foco principal da empresa.
Estamos em um país onde o empresário prefere faturar menos para se manter em um determinado enquadramento, do que faturar mais e passar a outro e o negócio se tornar inviável. Um escritório de contabilidade bem alinhado com os planejamentos da empresa é a melhor coisa que o empresário pode ter, onde economizasse tempo e dinheiro em todas as tomadas de decisões.

Pergunta
Histórias de sucesso como a do Mister Donuts, motivam e impulsionam novos empreendedores a enfrentar medos e inseguranças para alçar novos voos em busca de grandes sonhos. O que diria para pessoas que buscam iniciar um novo negócio?

Resposta
Após a história do Mister Donuts, o mercado de donuts do Brasil sofreu um impulsionamento jamais visto, onde mapeamos mais de 2 marcas abertas por semana, contudo não há a apresentação de produtos novos, não há criações, e sim mais do mesmo, e essa é a grande falha dos novos empreendedores.
Fujam do “feijão com arroz”, isso todo mundo faz, sejam criativos, façam massas de algodão doce, unicórnio, sei lá, mais reinventem-se! Essa é nossa essência, inovações sempre … quando iniciamos os donuts, a ideia era essa, um novo produto no mercado, e deu no que deu.

Empreender é incrível, contudo, um caminho bastante árduo, e a certeza que passara algumas noites sem dormir, terá desavenças com alguns funcionários, problemas com certas encomendas, e talvez alguns boletos atrasados … mais vale a pena! É dinâmico, e o sucesso depende somente de você. Ah e não menos importante, contrate colaboradores capacitados, pois ninguém estrutura uma empresa sozinho! Saiba mais em: (www.misterdonuts.com.br).
Relatos como esse de Felipe Guerra são essenciais ao incentivar novos empreendedores a prosseguir com determinação para o sucesso.