Cuidados de segurança e de saúde aumentam qualidade da rotina de trabalho remoto

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Imagem: Pixabay

O trabalho remoto assumiu dimensões impensáveis em tempo recorde, movido por necessidades. Por um lado, foi possível manter a produtividade em muitas empresas em situação de exceção sanitária, num teste das possibilidades das comunicações eletrônicas em escala inédita.

Por outro lado, a prolongação do trabalho nesse regime foge ao planejamento dos empregadores e empregados. Não se sabe exatamente quando nem se a rotina habitual de trabalho será restaurada e a mistura da atividade profissional com a dinâmica do ambiente doméstico tem causado também alguns impactos indesejáveis.

Uma dessas consequências é o alongamento do tempo de trabalho médio diário em relação à rotina inteiramente feita em ambiente de escritório. Outros efeitos deletérios vêm sobre a produtividade de muitas pessoas e também sobre a saúde e a qualidade da convivência doméstica para outros.

Segurança para máquinas compartilhadas

A necessidade rápida da dinâmica de trabalho não permitiu que muita gente pudesse fazer as adaptações necessárias para conduzir o expediente profissional em casa. Melhoras na capacidade de conexão, computadores e aprendizado de programas e da realização de lives pelo Instagram foram algumas das mudanças mais simples de fazer.

As mais difíceis têm a ver com a saúde das relações interpessoais, no caso dos lares familiares, e da saúde mental e solidão, no caso de pessoas que moram sozinhas.

A divisão de ambientes para estudo, trabalho e lazer muitas vezes é impossível, e pode variar muito. Ao mesmo tempo, computadores, tablets e celulares também são compartilhados em muitos lares, e isso pode abrir brechas para incidentes de segurança.

O uso de software VPN é um recurso muito útil para garantir a segurança no acesso remoto ao ambiente de trabalho. Muitas empresas utilizam esse tipo de rede privada virtual porque ela permite criar um “túnel” virtual direto entre a máquina dos trabalhadores e o servidor do trabalho sem o risco de invasões ou monitoramento externo. A localidade do acesso da máquina e a identidade do internauta são mantidos anônimos.

A VPN e os antivírus são recursos vastamente utilizados por empresas, mas também podem ser muito importantes para preservar as máquinas de toda a família. Da mesma maneira, o uso de aplicativos de troca de mensagens instantâneas seguros também merece atenção.

Mesmo as crianças têm usado esse tipo de aplicativo, que muitas vezes são vulneráveis a invasões. O Signal é apontado por muitos especialistas como alternativa mais segura ao WhatsApp e ao Telegram, por exemplo. A busca por ferramentas seguras desse tipo e de transmissão de vídeos são especialmente relevantes num momento em que cibercrimes têm crescido muito.

Saúde antes, durante e depois o trabalho

A preocupação com a saúde não se limita à dinâmica familiar, mas também a ansiedade e mesmo o condicionamento físico. As restrições de uso de academia e dos espaços públicos limita não apenas a rotina de exercício de muitas pessoas, mas também a circulação.

Portanto, uma adaptação de atividades físicas para ambientes domésticos e espaços limitados pode ser necessária.

Antes e durante

A ginástica funcional, os alongamentos e levantamentos simples de peso são opções populares para manter-se ativo. Muitos aplicativos atléticos, como o da Adidas, elaboram treinos para necessidades específicas.

Também é importante incluir procedimentos simples de ginástica laboral para evitar tendinite, inflamações e problemas posturais. Alongamentos simples de braços e pescoço podem ser incorporados entre atividades diárias para aliviar tensões e evitar esses problemas.

Outras adaptações para durante o expediente podem ser aplicadas à mesa de trabalho. Utilizadores de laptops podem se beneficiar ao manter a tela do computador elevada na linha dos olhos em conjunto com teclado e mouse independentes. Assim, apoiam-se os braços e evita-se a postura corcunda, típica de longas horas de uso de computador.

Depois do trabalho

Por fim, alguns hábitos podem melhorar a concentração e a harmonia do lar fora do expediente de trabalho. As práticas de meditação e de respiração podem melhorar a concentração nas rotinas profissional e doméstica, por exemplo.

Há diversas técnicas e práticas úteis para exercitar a concentração da mente num só momento e numa só atividade. A ansiedade é um problema que se acentua nesse momento de preocupações futuras e restrições presentes. Conseguir ater-se ao momento é um grande ativo para a saúde mental, convivência e a produtividade.

Outra medida relevante pode ser o afastamento de telas e computadores. Embora as demandas familiares e profissionais hoje já não tenham dia ou hora para chegar pelo celular, pode ser saudável reservar ao menos um dia de “jejum” semanal de dispositivos eletrônicos. Além dos problemas de postura, computadores e celulares trazem uma luminosidade que influencia na ansiedade e na qualidade do sono. Desconectar é um privilégio cada vez mais escasso – e cada vez mais importante.

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