70 views 58 secs

Mercado carnavalesco amarga crise com pandemia

em Economia
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Milhões de foliões não estão brincando o Carnaval em 2021. E, com isso, o mercado criado para atender a esse público tem um prejuízo bilionário. São músicos, técnicos de som, costureiras, motoristas de táxi ou aplicativos, ambulantes, produtores de eventos e muitos outros profissionais e setores que geram renda nesta época do ano por causa do Carnaval. Só para ter uma ideia, a CNC calcula que os setores de transporte, hospedagem e alimentação movimentaram R$ 8 bilhões no Carnaval do ano passado.

Além disso, o setor informal também sentirá o impacto do cancelamento da festa. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio Informal do Recife, Edvaldo Gomes, explica que o dinheiro gerado no carnaval cobria os gastos dos meses seguintes. Uma famosa cervejaria multinacional abriu um processo para doar R$ 150 de auxílio para 20 mil ambulantes de todo o país. O presidente do Sindicato dos trabalhadores informais de Recife diz que a ajuda é bem-vinda, mas insuficiente.

O cancelamento do carnaval também atinge o setor de vestuários. Dono de uma loja de confecção de abadás no Ceará, Reinado Abreu conta que, sem o Carnaval, a receita cai bastante. Mesmo para o setor que recebeu algum auxílio governamental, ele é considerado insuficiente, como argumenta o músico e produtor de eventos Pedro Ferreira, de Pernambuco (ABr).