Aumentou o número de novas empresas no terceiro trimestre

O número de novas empresas cresceu 11,5% no terceiro trimestre em relação ao trimestre anterior, segundo levantamento da Boa Vista, com abrangência nacional. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o indicador avançou 20,4%. No acumulado em quatro trimestres houve alta de 18,5%. A variação trimestral mostrou crescimento tanto nas aberturas para MEIs (13%) quanto nos demais tipos de empresas (6,8%).

Já em termos de composição, as MEIs representaram 78,8% dos casos no ano. No ano anterior a participação dessas empresas era um pouco menor, de 75,6%. O setor de Serviços atingiu 61,8% de representatividade em setembro, estando maior que os 58,2% observados no mesmo período 2018. O Comércio apresentou queda na participação, recuando para 29,5% (-3,6 p.p.). Já a indústria avançou para 7,8% (+0,5 p.p.).

Na comparação com o acumulado de janeiro a setembro de 2018, todas as regiões registraram aumento das aberturas em 2019. As Regiões Norte (23,1%) e Centro Oeste (18,1%) foram as que registraram maior crescimento. O levantamento foi realizado pela Boa Vista a partir das novas empresas registradas na Receita Federal, considerando todo o território nacional (AI/BoaVistaSCPC)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap