108 views 3 mins

Desafios e Oportunidades: O Uso da Tecnologia na Sala de Aula

em Economia da Criatividade
quinta-feira, 28 de março de 2024

A tecnologia desempenha um papel fundamental na sala de aula, pois pode transformar a experiência de aprendizado dos alunos e aproximá-los dos conteúdos de forma mais engajadora. O uso de recursos tecnológicos, como computadores, tablets, softwares educacionais e internet, permite criar ambientes de aprendizagem interativos e dinâmicos. Essas ferramentas oferecem oportunidades para explorar conceitos de maneira visual, acessar informações em tempo real e colaborar de forma mais eficiente, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente e significativo para os alunos.

Apesar dos benefícios evidentes, os professores enfrentam diversas dificuldades ao incorporar a tecnologia na sala de aula. Questões como falta de infraestrutura adequada, limitações orçamentárias, resistência à mudança e falta de capacitação são desafios comuns. Além disso, a necessidade de adaptar conteúdos para diferentes dispositivos e garantir a segurança digital dos alunos são aspectos que exigem atenção e planejamento por parte dos educadores.

Ensinar cidadania digital é outro desafio relevante, pois envolve não apenas o uso ético e responsável da tecnologia, mas também a compreensão dos impactos sociais, políticos e econômicos da era digital. Conciliar esse tema com os temas tradicionais do currículo obrigatório pode ser complexo, mas é fundamental para preparar os alunos para os desafios e oportunidades do mundo digital em que vivemos.

Para acompanhar as tecnologias emergentes e transformar a forma como os alunos percebem a escola, os professores precisam se manter atualizados e buscar capacitação constante. Participar de cursos, workshops e utilizar plataformas online de aprendizagem são maneiras eficazes de adquirir conhecimentos sobre novas tecnologias e explorar novas abordagens pedagógicas. Ao fazer isso, os professores podem criar ambientes de aprendizagem inovadores e estimulantes, que promovam a usabilidade dos temas abordados na escola e preparem os alunos para o mundo digital em constante evolução.

Para ajudar no desenvolvimento e manter professores do mundo todo conectados e atualizados, a Full Sail University oferece o Teacher Professional Development, um treinamento em ingles, gratuito, com foco no uso das tecnologias emergentes na sala de aula. Voce pode encontrar mais informacoes aqui: https://fs-courses.com/tpd/2024

Com graduação em Arquitetura e Urbanismo, pós graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação, e Master in Digital Marketing, Carol Olival tem um perfil multidisciplinar e transita com segurança pelos mercados de educação, marketing, vendas e treinamento. Carol operou escolas próprias de inglês por 10 anos, e hoje é Community Outreach Director da Full Sail University, responsável pela criação e manutenção de comunidades internacionais para a universidade através da divulgação das imensas possibilidades que as carreiras na economia criativa oferecem.