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Inteligência Artificial nas Escolas: Preparação Adequada ou Desafio Crescente?

em Economia da Criatividade
quinta-feira, 23 de novembro de 2023

A inteligência artificial (IA) é uma área da ciência da computação que busca desenvolver sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana. Criada no século XX, a IA passou por evoluções significativas, desde sistemas especializados até redes neurais avançadas. Hoje, a sua presença é notável em diversos setores, incluindo a educação, levantando questões cruciais sobre a preparação das escolas para essa revolução tecnológica.

A utilização da IA nas escolas apresenta aspectos positivos notáveis. O letramento digital, por exemplo, é uma habilidade cada vez mais essencial, e a IA pode desempenhar um papel crucial ao integrar tecnologias educacionais, proporcionando aos alunos uma compreensão mais profunda e prática da era digital em que vivemos. Além disso, o mercado de trabalho atual espera que os profissionais estejam familiarizados com a IA, tornando seu aprendizado nas escolas uma preparação valiosa para o futuro. A crescente demanda por profissionais qualificados nesse campo é evidenciada pelo número significativo de oportunidades de trabalho relacionadas à inteligência artificial.

Contudo, ao considerar os aspectos negativos, surge uma preocupação válida. Se os alunos não desenvolverem habilidades essenciais, como a escrita de textos, como poderão ser críticos o suficiente para avaliar a qualidade de um texto gerado por IA? A capacidade de discernir se uma produção é autêntica do aluno ou uma criação artificial também se torna uma incógnita. Além disso, há o desafio de promover o pensamento crítico quando os alunos utilizam a IA como uma ferramenta de apoio, sem terem construído um repertório próprio de conhecimento e análise.

Numa análise ponderada, é crucial reconhecer que a IA não é apenas uma realidade iminente, mas uma presença cada vez mais integrada em nossas vidas. Negar o acesso ou uso dessa tecnologia nas escolas pode privar os alunos de oportunidades e habilidades relevantes para o século XXI. Por outro lado, é essencial abordar as preocupações sobre a dependência excessiva da IA, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades fundamentais.

Em última análise, as escolas enfrentam o desafio de equilibrar os benefícios e desafios associados à IA. Estabelecer regras claras e limites sobre o uso da tecnologia é imperativo. Além disso, é fundamental investir em estratégias educacionais que integrem a IA de maneira responsável, promovendo ao mesmo tempo o desenvolvimento de habilidades essenciais, a autonomia intelectual e o pensamento crítico dos alunos. A preparação adequada para a era da inteligência artificial não apenas capacita os alunos para o futuro, mas também assegura que essa evolução tecnológica seja uma aliada no processo educacional, em vez de uma ameaça à formação integral dos estudantes.

Com graduação em Arquitetura e Urbanismo, pós graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação, e Master in Digital Marketing, Carol Olival tem um perfil multidisciplinar e transita com segurança pelos mercados de educação, marketing, vendas e treinamento. Carol operou escolas próprias de inglês por 10 anos, e hoje é Community Outreach Director da Full Sail University, responsável pela criação e manutenção de comunidades internacionais para a universidade através da divulgação das imensas possibilidades que as carreiras na economia criativa oferecem.