90 views 6 mins

Como traçar um plano assertivo para atingir suas metas?

em Destaques
segunda-feira, 30 de março de 2020

Luciana Carreteiro (*)

Você provavelmente já deve ter tido a sensação de não ter produzido nada ao longo dia, mesmo realizando várias tarefas, não é mesmo? Esse é um relato muito comum que ouço dos meus clientes. Isso acontece quando não planejamos nossa semana e os eventos acabam preenchendo nosso tempo e temos a sensação de não sermos produtivos, pois não temos uma visão geral de tudo que foi realizado.

Sem dúvidas parar para refletir sobre onde se quer chegar e quais metas deseja alcançar não é uma tarefa fácil. Isso porque para nós é difícil escolher, já que toda escolha é uma renúncia, mas o ideal é não enxergarmos parte dessa decisão como uma perda, pois aos poucos, com a experiência, aprendemos cada vez mais que essa dedicação se torna um grande ganho.

Após essa conscientização, o primeiro passo para traçar suas metas é ter um mindset de crescimento, acreditar que você tem capacidade para realizar o que deseja. A qualidade dos seus pensamentos será determinante para que você consiga desenhar metas. Você tem que querer obter algo a mais do que tem hoje, ter ambição de ir além e sentir esse estímulo em querer evoluir, seja na vida pessoal ou profissional.

É muito importante sua atitude mental te influenciar positivamente e te empoderar a superar suas limitações. Entendo que normalmente é fácil optarmos por não fazer e procrastinar a ação, mas se esse comportamento for constante, ele nos distância do nosso objetivo maior, pois a construção da mudança se faz com pequenas atitudes diárias. Ele acaba nos distanciando também da pessoa que estamos buscando ser: uma melhor versão de si.

Para mudar seus pensamentos, sugiro descobrir e anotar as suas competências e forças, com isso é possível desenvolver seu modelo mental. Feito isso, um dos exercícios mais valiosos que pratico é o Planejamento do Roadmap, que consiste pensar “onde quero estar em 2025?”. A partir daí, planejo os objetivos ano a ano, vindo de 2025 até 2020. Esse exercício permite ao indivíduo se projetar no futuro e, principalmente, o convida a fazer escolhas continuamente. Ao contrário, todo planejamento é feito para ser revisitado de tempos em tempos.

Para dar mais vida ao Roadmap, sugiro dividir 2020 em meses – o que deve acontecer de dezembro de 2020 até fevereiro de 2020 (sempre de trás para frente) para alcançar o objetivo de 2021? Em seguida, desenhe as cinco ações do mês de fevereiro que convergem com o objetivo planejado. O intuito é pensar o que devo fazer agora para dar esse primeiro passo em direção a minha meta de 2025. Lembrando que não estamos falando das “resoluções de final de ano”, aquelas que seria bom se tivesse. As metas de longo-prazo são o que realmente desejamos alcançar, e isso requer planejamento.

Logo, para se ter uma boa meta é preciso ser específico, tão claro que uma criança de 13 anos consiga entender. O ideal é traçar seu objetivo e visualizá-lo, e deixar de lado hábitos que vão na contramão dele. É necessário revisitar seus comportamentos atuais que estão lhe sabotando.

Além do mindset, aqui também entra a disciplina de executar o que se planejou. Como? Não focar somente na meta, mas na disciplina do dia-a-dia: pense em fazer o seu melhor hoje. Estar disposto e se comprometer com o processo e não com o resultado, pois com consistência você cria hábitos que irão te direcionar no caminho da sua meta. Uma das formas de fazer isso é criar um cronograma semanal.

Toda segunda-feira dedique 30 minutos para planejar a sua semana e certifique-se de incluir seus novos hábitos. Experimente fazer uma tabela simples com no máximo 10 itens que estão ligados à sua meta e avalie-os todos os dias da semana. Diariamente, coloque um S para “sim” (ou o número 1) e N para “não” (ou o número 0) para se auto avaliar e acompanhar como está caminhando rumo a meta.

Seguindo esse planejamento com consistência você vai conseguir alcançar seus objetivos e os dias de procrastinação com certeza ficarão para trás.

(*) – É coach executiva especialista em desenvolvimento de alta performance para liderança e fundadora da Kyma Coach, que apoia executivos e empresas a potencializarem suas competências (https://kymacoaching.com.br/).