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Cinco dicas para se preparar para a Black Friday

em Destaques
quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Restando pouco para a Black Friday, o varejo online já começa a desenvolver estratégias de vendas. Só no primeiro semestre houve uma alta de 74,4% nas vendas por meio do e-commerce se comparado com o mesmo período de 2020.

Para esse segundo semestre, cerca de 32% dos brasileiros pretendem aumentar o consumo de vestuário, e 29% planejam comprar aparelhos eletrônicos, segundo o levantamento “Retomada do Consumo 2021”, realizado pela Inteligência de Mercado Globo. Pensando nisso, Guilherme Lippert (*), especialista em Growth e Marketing Digital, listou os principais pontos para que o empreendedor venda mais neste período. Confira:

1) Analise a última Black Friday – É imprescindível fazer um checklist sobre a última Black Friday, com o objetivo de analisar os produtos mais vendidos e os que tiveram baixa aderência, estratégias de marketing adotadas, precificação de produto, entre outros pontos, para melhorar a eficiência e ser mais assertivo nas vendas. “A pandemia mudou os hábitos de consumo das pessoas.

No último ano, tivemos a maior Black Friday da história, com o comércio registrando R$ 4,02 bilhões no faturamento, valor 25,1% superior a 2019. Nunca se comprou tanto na internet e, diante desse fato, é essencial analisar os pontos positivos e negativos de 2020 para se preparar e aproveitar ao máximo esse período de vendas. Quem se antecipa é quem costuma ter os melhores resultados”, completa Lippert.

2) Pesquisa com a base de clientes – Um erro bastante comum é as empresas não realizarem uma pesquisa com a sua base de clientes, com certo tempo de antecedência, para entender o perfil e desejo de comprar para esse intervalo de tempo.

Se fala muito em mudança de comportamento, mas um equívoco comum dos varejistas é não utilizar sua cartela de clientes para entender essa mudança. Como analisar os horários e dias da semana que o site é mais frequentado, produtos procurados, canais mais utilizados para contato, satisfação de atendimento entre outros pontos.

3) Precificação de produtos – A data de compras mais esperada do ano pelos consumidores se deve muito por conta das promoções. Para 70% das pessoas entrevistadas, preço e condições de pagamento são os principais fatores para concluir uma compra. O comerciante precisa utilizar seu relacionamento com os distribuidores para conseguir oferecer bom preço.

É importante entender os produtos de desejo, pois assim, se consegue negociar o preço daquela mercadoria que terá maior saída na loja. É comum grandes e-commerces oferecerem promoções, por um determinado prazo, apenas para alguns produtos, pois sabem que vão conseguir zerar o estoque ao final da ação.

O especialista ainda diz que o ticket médio da última Black Friday foi de R$630 e que para este ano a expectativa é que esse valor seja inferior, mas que o volume de compras seja muito maior.

4) Frete e logística – O frete é um dos principais fatores que faz o cliente largar carrinho durante a compra no site, pois, dependendo da região em que a pessoa mora, pode aumentar em até 40% o valor final. Segundo pesquisa realizada pela SeeWhy e pelo Baymard Institute, cerca de 81% dos carrinhos são abandonados por conta do frete.

“Em caso de carrinhos abandonados, ofereça ainda mais descontos, seja no frete ou no produto. Cerca de 46% dos clientes que voltam a partir de um e-mail marketing, por exemplo, finalizam a compra após receberem descontos. Mas frete grátis é, sem dúvidas, uma ótima opção para datas específicas com a Black Friday”, analisa o especialista.

5) Comunicação – O hype de uma data sazonal como a Black Friday, Dia dos Namorados, Dia das Mães, entre outras, deve ser aproveitado pelas empresas. Nesse quesito, a comunicação é essencial. As grandes produções de cinema, ou mesmo as plataformas de streaming fazem isso muito bem.

Antes de lançar um filme ou série, eles preparam o terreno, soltam teasers, trailers, fazem pré-lançamento, com o objetivo de criar uma expectativa no cliente. E com a Black Friday não é diferente: faça Black November, Black week, personalize sua comunicação, aproveite a data para chamar a atenção do cliente meses antes.

(*) – É cofundador e Key Account Manager da V4 Company, maior rede de franquias de marketing digital do país.