Como fazer para melhorar a experiência do cliente por meio do app próprio

Em 2020 vimos um crescimento significativo no ramo de entregas de comida via delivery. De acordo com a startup espanhola Comprar Assiones, o mercado global de delivery cresceu 27% no último ano. No Brasil não foi diferente, pesquisas realizadas pelo Food Consulting, apontaram um crescimento de 250% também no ano passado.

Com o aumento da procura por estabelecimentos que atendessem via delivery, diversos lugares viram uma possibilidade de maior interatividade com seus clientes, sem falar no conforto e praticidade que é proporcionando tanto para quem está comprando quanto para quem está vendendo. A tecnologia permitiu que novas formas de consumir fossem criadas, com isso, muitos negócios encontraram no aplicativo próprio para delivery uma forma de se adequar a essa modalidade.

“Além disso, usufruir de um aplicativo próprio de delivery gera várias facilidades para o dono de restaurante, como: atualização de dados da plataforma, informações sobre clientes e pedidos e também a personalização de promoções dentro da plataforma, sem restrições ou complicações que geralmente são encontradas em aplicativos comuns”, explica Allan Panossian, fundador do Delivery Direto, unidade de negócios do Grupo Locaweb.

Sendo assim, buscando formas para melhorar e otimizar a jornada do cliente dentro do seu aplicativo deve ser um dos maiores objetivos do seu planejamento online. Abaixo, o executivo separou algumas dicas valiosas para melhorar essa jornada são:

1 – Otimização de tempo do clientes – Baixar o aplicativo, cadastrar conta, cadastrar senha, confirmar senha, confirmar email, cadastrar produtos etc. Esses são alguns exemplos das etapas necessárias para se cadastrar em um aplicativo de entrega.

Muitas vezes essas etapas se tornam cansativas, o que pode resultar em desistências, afinal, quando uma pessoa está buscando um aplicativo para adquirir seja um produto ou serviço ele está procurando facilitar uma ação que antes levaria muito tempo para ser executada.

Buscar otimizar o tempo do usuário dentro do seu app de entrega é essencial para conquistá-lo. Criar passos de cadastros mais simples, mais interativos, facilita os dois lados e garante maior aderência dos compradores.

2 – Evite cardápios online longos demais – No caso do seu aplicativo ser para atender um restaurante, evitar criar cardápios online muito longos é uma necessidade cada vez maior, isso porque, quem está comprando por aplicativo está em busca de algo rápido, sem complicações.

Uma boa forma de mudar isso é criando cardápios com tópicos ou separados por dia, por exemplo, se o seu restaurante oferece 15 pratos, separe eles por dias da semana, cada dia cinco ou três pratos diferentes disponíveis, e assim por diante.

Já para outros estabelecimentos, como mercados, lojas de roupas ou até mesmo materiais de construção, uma boa opção é separar por tópicos. Assim, o cliente pode pesquisar exatamente aquilo que ele está procurando, sem ter que passar por uma longa lista de coisas que ele não está interessado.

3 – Tenha um identidade visual atrativa – Fotos dos produtos, artes personalizadas e cores compõem a identidade visual do app, eles são fundamentais para converter visitantes em clientes fiéis. Além disso, uma identidade visual atraente demonstra atenção e cuidado com quem está interagindo com a sua plataforma.

O cliente se sente mais seguro para realizar a compra e certamente voltará mais vezes por conta desse sentimento de cuidado. Uma dica valiosa é apostar em fotos bem produzidas e reais dos produtos, algo que pode ser feito até mesmo sem uma equipe especializada na área, um celular com uma boa câmera já ajuda muito, o importante é mostrar, de uma forma clara e atrativa visualmente, aquilo que você está oferecendo.

4 – Tenha um app organizado – Para o fundador do Delivery Direto, organização é fundamental para toda estratégia, seja ela dentro de um ambiente online ou não. Quando se fala de um app próprio para delivery a atenção deve ser redobrada.
Procure separar os itens do seu app em tópicos, mantenha-o sempre atualizado, utilize botões de comando em áreas estratégicas e aposte em interfaces diferentes para cada tipo de ação, essas são algumas formas de manter o app organizado e também de facilitar a jornada do cliente dentro dele.

5 – A revisão é fundamental – Pode não parecer, mas a revisão é fundamental para garantir uma boa experiência na jornada do cliente dentro do app. Nada mais chato do que se deparar com erros de português, letras trocadas ou frases sem sentido, nos piores casos podem até resultar num mal entendido, causando ruídos na comunicação entre as partes.

Por isso, é sempre bom pedir ajuda nessa parte, felizmente, existem diversas empresas especializadas só nessa área de revisão, seja gramatical ou sobre a funcionalidade do aplicativo. Assim, haverá grandes chances de toda estratégia de venda dar certo e fidelizar clientes. – Fonte e outras informações: (www.seu.deliverydireto.com.br).

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