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Boleto recorrente: executivo lista 5 vantagens para implementá-lo na organização

em Destaques
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Atualmente, a modalidade de pagamento por boletos bancários está disponível apenas no Brasil. Favorita dos brasileiros, ela viabiliza o pagamento de compras online sem depender de cartões de crédito ou vínculos bancários, e garante a segurança de não registrar dados sensíveis em qualquer site.

Outra vantagem desse modelo, é que além dos boletos de pagamento único, isto é, para uma compra pontual, já é possível gerar boletos recorrentes para cobranças periódicas e automáticas, a exemplo das assinaturas digitais, planos e mensalidades.

Considerado um meio de pagamento simplificado, esta modalidade vem se popularizando cada vez mais. Por isso, Paulo Castro, CEO e cofundador do Contbank, fintech especializada em produtos financeiros para Pequenas e Médias empresas com o atendimento feito por contadores, listou abaixo cinco vantagens para implementá-lo na sua organização:

Otimização de tempo e recursos – As empresas que fazem uso dos boletos recorrentes podem automatizar e programar a emissão e o envio de boletos mensais para seus clientes, realizando a operação uma única vez. Basta configurar a cobrança para que seja feita no período especificado. “Isto gera uma economia de tempo e recursos consideráveis para o setor financeiro da organização, tornando-os mais estratégicos para o negócio”, destaca Paulo.

Redução de inadimplência – Diante da recorrência dos boletos, é mais prático e fácil para os clientes se organizarem quanto à realização dos pagamentos nas datas acordadas, o que evita esquecimentos e reduz a inadimplência.

Simplicidade e praticidade – O boleto recorrente oferece simplicidade nas transações, tanto para os clientes quanto para as empresas, ao passo que sua automatização evita que o negócio se preocupe em emitir e enviar um novo comprovante a cada mês. Além disso, os clientes possuem acesso aos produtos e serviços ofertados pela organização, mesmo que não tenham, ou não queiram, utilizar um cartão de crédito ou débito.

Retenção de clientes – Como falamos anteriormente, o boleto bancário é um dos queridinhos dos brasileiros e, com isso, esta modalidade de recorrência também tem caído no gosto dos clientes. Para Paulo, quanto maior o número de métodos de pagamento capazes de solucionar as necessidades do consumidor, maior será a capacidade da empresa de retê-los. “Além dos boletos não possuírem nenhuma taxa de cobrança para a organização, eles dispõem de outro atrativo: não comprometem o crédito, nem necessitam de um cartão de débito, o que aumenta ainda mais o interesse de muitos clientes pontuais”, complementa o CEO.

Planejamento financeiro – Dispor de um planejamento financeiro é fundamental para o sucesso do negócio. Claro que, mesmo com os boletos recorrentes, as chances de problemas no pagamento, como atrasos ou inadimplências, ainda existem, porém são menores. “A perspectiva das datas de pagamento, número de boletos a serem pagos e valores, oferecem para as empresas uma grande vantagem: a possibilidade de visualizar as entradas futuras”, conclui Paulo.