O “dever de casa” para se recolocar no mercado de trabalho

em Carreira e Mercado de Trabalho
quinta-feira, 02 de maio de 2024

Muitos são os brasileiros insatisfeitos com a carreira. Segundo uma pesquisa do LinkedIn cerca de 60% dos profissionais estão pensando em mudar de emprego ainda neste ano, e 20% já começaram uma busca ativa por outra posição. Em diversos casos, muitos não sabem por onde começar na busca por uma nova colocação ou carreira.

A instabilidade econômica ainda geram alguns obstáculos para quem está em busca de uma colocação no mercado de trabalho. Para ter ideia, o desemprego no Brasil atingiu mais de 8 milhões de pessoas, segundo dados do IBGE. “Esses fatores reforçam a importância dos profissionais saberem estratégias eficazes para buscarem uma nova colocação ou carreira”, ressalta Patrícia Paniquar, líder de transição de carreira na consultoria LHH.

Segundo Paniquar, a primeira coisa a fazer antes de iniciar esse processo é um planejamento pessoal para mudanças a longo e médio prazos. “É importante também pesquisar o mercado e estar antenado na área que deseja migrar, como as habilidades requeridas e média de remuneração. Pontue tudo que puder para não ficar em ´saia justa´ com as novidades do setor.” orienta a consultora.

Além disso, o profissional deve ter em seu radar algumas questões, como: “O relacionamento, a rede de contatos é algo super importante não só para arrumar um trabalho, mas pra você estar atualizado na vida, né? Estar se relacionando com pessoas interessantes, permite troca e a partir disso, a pessoa adquire cada vez mais conhecimento, mais aprendizado.” pontua Paniquar.

Para ter uma transição de carreira realmente eficaz em 2024 é preciso também adotar alguns comportamentos que profissionais de sucesso praticam, além de ser assertivo nos objetivos ligados à recolocação no mercado de trabalho. Sendo assim, a especialista indicou algumas ordens práticas, como:

8 dicas para uma Transição de Carreira:

  1. – Ter um bom currículo que expresse sua jornada /trajetória/ dar clareza do objetivo /explicitar realizações e resultados de carreira;
  2. – Estruturar um bom discurso/storytelling;
  3. – Posicionamento no Linkedin/atenção a palavras chaves/se manter visível/fazer postagens pertinentes/buscar novas conexões;
  4. Fazer networking/contar do momento/falar das contribuições que pode dar;
  5. Mapear mercado/elencar empresas alvo e abordar;
  6. Identificar Head Hunters e recrutadores em geral da área e segmento para se apresentar;
  7. Cuidar do emocional, lembrar que este é somente um período;
  8. Se atualizar para alavancar empregabilidade. – Fonte e outras informações: (https://www.lhh.com).