83 views 46 secs

Bancários podem entrar em greve

em Destaques
sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Bancários de todo o Brasil podem entrar em greve a partir do próximo dia 6 de outubro, em protesto por melhorias salariais.

A categoria deve rejeitar proposta apresentada pelos bancos de reajuste de 5,5%, mais um abono de R$ 2,5 mil. Os trabalhadores pedem reajuste de 16%, sendo 5,6% de aumento real e 9,88% de reposição da inflação medida pelo INPC.
“Não vamos indicar aprovação durante assembleia no próximo dia 1º. Essa proposta impõe perda salarial real de 3,99%”, afirmou a presidente do Sindicato dos Bancários, Juvandia Moreira. Segundo ela, os bancos teriam justificado o porcentual de 5,5% de reajuste como a “inflação futura” e teriam ponderado que outras categorias no País estão fechando acordos salariais sem reposição da inflação acumulada.
Para a sindicalista, a proposta “não tem cabimento”. “Falamos que esses setores estão em situação diferente”, disse. Juvandia destacou que a proposta é incompatível com os resultados financeiros dos cinco maiores bancos do País, que registraram lucro líquido de cerca de R$ 36 bilhões no primeiro semestre de 2015, montante 27,3% maior do que o contabilizado em igual período do ano passado, de acordo com a sindicalista. Segundo a categoria, de 2009 a 2014, os bancários conseguiram aumento real em todos os anos (AE).