72 views 50 secs

Metalúrgicos da Ford iniciam paralisações

em Destaques
sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Metalúrgicos da Ford, em São Bernardo do Campo, decidiram iniciar uma série de paralisações em protesto contra a demissão de 364 trabalhadores da empresa.

Na sexta-feira (11), os empregados cruzaram os braços no setor estamparia da fábrica, considerado estratégico por dificultar o restante da produção.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a montadora rompeu as negociações com o sindicato e anunciou as demissões, desrespeitando o acordo coletivo em vigor, negociado no final de 2015. Segundo a entidade, o acordo garantia estabilidade de emprego aos funcionários até janeiro de 2018.
“Nossa assembleia buscou uma alternativa com respeito e dignidade. Não dá para aceitar que companheiros com mais de 15, 20 anos de casa sejam tratados desta forma”, disse o vice-presidente do sindicato, Paulo Cayres. A próxima assembleias está marcada para quarta-feira (16). Até lá, o sindicato orientou os trabalhadores que receberam os informes de demissão a não assinarem a rescisão do contrato de trabalho com a empresa.
A Ford disse, em nota, que nos dois últimos anos adotou uma série de medidas para administrar o excesso de empregados decorrente da redução do volume de produção, como plano de demissão voluntária, suspensão temporária do contrato de trabalho (layoff) e férias coletivas (ABr).