75 views 2 mins

Ibama investiga fraude em controle de poluentes pela Volks

em Destaques
sexta-feira, 25 de setembro de 2015

O Ibama iniciou investigação para verificar se a fraude cometida pela Volkswagen, no sistema de controle de poluentes em carros americanos, também se aplica aos modelos fabricados no Brasil.

A Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou a montadora alemã de falsificar o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes por meio de um software incorporado no veículo.
A Volkswagen anunciou que mais de 11 milhões de carros a diesel em todo o mundo foram equipados com o tipo de motor que poderia distorcer os dados de emissões. A fraude foi verificada nos veículos movidos a diesel de quatro cilindros, vendidos no período de 2009 a 2015. “Trata-se de um caso gravíssimo”, diz o Ibama, informando que a Volkswagen está sendo notificada. Além da multa, a empresa, caso a fraude seja confirmada, será obrigada a corrigir o problema em todos os veículos que tenham sido submetidos à alteração no software.
A nota do Ibama diz, a partir de dados da EPA, que os testes identificaram que os carros, em uso normal, emitem 40 vezes mais poluição do que o máximo permitido pela norma americana. Se a violação no Brasil for confirmada, a montadora poderá ser multada em até R$ 50 milhões. Procurada pela reportagem, a montadora disse que ainda não foi notificada da decisão do Ibama e que, por enquanto, não irá se pronunciar (ABr).