235 views 3 mins

Como verificar o status da solicitação do Auxílio Emergencial no site da Dataprev

em Eduardo Moisés
terça-feira, 26 de maio de 2020

Eduardo Moisés

Foi disponibilizada pelo governo federal mais uma forma de acompanhamento do auxílio emergencial de R$ 600. Trata-se do portal Consulta Auxilio, que entrou no ar na última terça-feira e oferece informações sobre os processos de análise, aprovação e pagamento do auxílio.

O Consulta Auxilio pode ser acessado tanto pelo portal do Ministério da Cidadania, quanto pelo portal da Dataprev, através do endereço https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta/#/.  

Tal portal visa reforçar o trabalho de informação e orientação dos brasileiros que estão aguardando o benefício emergencial ao passo que tais informações também podem ser obtidas pelo site e pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal, conforme salientado pelo Ministério da Cidadania: “Os requerentes poderão acompanhar todo o detalhamento dos pedidos como: resultados, datas de recebimento e envio dos dados pela Caixa à Dataprev e vice-versa, além da motivação da negativa do benefício. A análise da segunda solicitação também poderá ser conferida”

O Ministério vem sendo cobrado, tanto pela população quanto pelo Ministério Público Federal,a justificar os critérios que levaram  milhões de brasileiros terem o cadastro negado pelo benefício emergencial. A pasta informa que tais informações serão oferecidas através de uma interface simples, que solicita apenas alguns dados dos brasileiros: CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento.

Segundo o governo federal, 97,7 milhões de cadastros já passaram pelos sistemas de conferência da Dataprev e foram homologados pelo Ministério da Cidadania desde o início da concessão do benefício emergencial. Desses, 50,5 milhões foram aprovados e estão sendo pagos pela Caixa; 32,8 milhões foram considerados inelegíveis; e 13,7 milhões estão inconclusivos e necessitam de complemento cadastral por parte dos brasileiros.

Desse total, 51,1 milhões de cadastros foram recebidos pelo aplicativo do benefício emergencial criado pela Caixa. Desses, 44,9 milhões já foram analisados pela Dataprev.

Portanto, pelos dados apresentados pelo próprio governo federal, conclui-se que cerca de 6 milhões de brasileiros ainda esperam uma resposta do governo para saber se terão direito aos R$ 600. A Dataprev promete, por sua vez, responder todas as solicitações que foram feitas até 30 de abril ainda nesta semana.

Espera-se que esta promessa seja cumprida, ao passo que a emergência está salientada ate no nome do auxílio. Trata-se da população carente do Brasil que foi a primeira atingida com os impactos econômicos dessa pandemia.


One comment on “Como verificar o status da solicitação do Auxílio Emergencial no site da Dataprev
Leave a Reply