Ligações para que aposentados façam a prova de vida on-line não são do INSS

Eduardo Moisés

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa tratar-se de golpe recente ligações para que aposentados façam a prova de vida on-line, em razão da pandemia do novo coronavírus. Nas chamadas, são falados todos os dados pessoais e enviada uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado mande uma foto de um documento para finalizar o processo.

A comprovação de vida voltou a ser obrigatória. A Portaria nº 1.299 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), publicada no Diário Oficial da União, define que quem não fizer a comprovação de vida a partir de 1° de junho — até 31 de dezembro, dependendo da data prevista — terá o benefício bloqueado. A obrigatoriedade foi suspensa por várias vezes, desde 31 de maio do ano passado, com o intuito de evitar aglomerações durante a pandemia de covid-19.

Em relação às ligações, o INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação, pois não usa esse meio para comprovar a vida do pensionista.

De fato, o INSS entra em contato com o cidadão em situações específicas e para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, porém em nenhum momento solicita qualquer informação como CPF, nome da mãe ou senhas.

Em nota, o INSS diz também que o segurado é contatado por meio das informações fornecidas em seu cadastro (e-mail, telefone e endereço) e que, por isso, é importante manter o cadastro junto ao INSS atualizado com os dados para contato. A atualização pode ser feita pelo Meu INSS e por meio da Central 135. “Por sua vez, quando o segurado entra em contato com o INSS, o Instituto poderá solicitar informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade do interessado e para que seja respeitado o sigilo das informações”, completa.

Em casos em que o cidadão tenha sido notificado e tenha alguma dúvida, poderá telefonar para o 135, telefone oficial do INSS ou ainda buscar atendimento por meio do chat humanizado da assistente virtual do INSS, a Helô, no site do órgão.

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