234 views 3 mins

Ternos laváveis

em André do Val
segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Quando acompanhamos de perto as mudanças de comportamento de indivíduos e da sociedade, pelo ponto de vida da moda e do estilo de vida, o que vestimos diz muito sobre a nossa época. Não apenas as roupas, mas os hábitos que as acompanham, cumprem o papel de cronistas do nosso tempo. Por isso é tão curioso acompanhar o surgimento de ternos laváveis como marcas importantes têm oferecido.

Um dos primeiros que ouvi falar foi o Wash & Go, feito com a lã especial Techmerino, matéria-prima da Z Zegna, um braço mais jovem da tradicional marca italiana de alfaiataria. Segundo a descrição do produto, ele pode ser lavado em máquinas caseiras e usado logo após de secar. Eu ouvi um relato uma vez de alguém que fez isso e não gostou do resultado. O ideal é que este tipo de roupa seja lavado dentro de um desses saquinhos perfurados em que é de costume lavar lingerie.

Porém eu peguei em um na loja, e dá pra sentir claramente que é um material esportivo. Ou seja, é diferente do que conhecemos como um terno e costume convencional. E é essa a mudança de comportamento. Ele não se pretende a ser um terno ou costume convencional, é uma proposta de uso mais contemporânea mesmo, não tem forro, o caimento é mais solto… Ficaria bem com camisetas e tênis.

Ainda assim, usar um terno ou um paletó avulso sempre dá uma impressão de mais arrumado, mesmo que seja uma nova versão despretensiosa e menos polida. Na Hugo Boss, a proposta do Washable Suit é muito parecida: a de alfaiataria inteligente para um homem moderno, pois não tem a necessidade de lavagem à seco. São três opções de tecidos diferentes para os ternos laváveis, especialmente desenvolvidos e finalizados para resistir aos efeitos da água e da lavagem.

O terno deve ser passado à ferro em temperatura baixa após passar pela máquina de lavar para garantir um caimento e acabamento adequados. Sem forro, tem ombros suaves e uma reduzida estrutura interna, enquanto o cós das calças é macio e fácil de lavar. Paletó e calça podem ser vendidos separadamente. Tudo adaptado para o dia a dia do homem contemporâneo, sem perder a classe.