189 views 3 mins

Moda e estilo

em André do Val
segunda-feira, 14 de outubro de 2019

A palavra moda gera reações diversas nas pessoas. Em alguns, causa fascínio. Em outros, repúdio. Mas é possível fazer parte dessa engrenagem sem ser massacrado por ela. 

Estar na moda gera um efeito sedutor nas pessoas a nossa volta, pois quando usamos alguma combinação qualquer de roupas e acessórios que está incluída temporariamente nesta categoria, é possível fazer conexões com o que está passando simultaneamente na TV, o que toca nas rádios e o que circula na internet. E também com os movimentos políticos, migratórios e conflitos étnicos… Tudo isso pode ser cristalizado em uma imagem, como um retrato de uma época, e fragmentada em pequenos símbolos.

Moda está inserida em um conjunto de indústrias (têxtil, de couro, esportiva, alta-costura, fast-fashion…), que usa destes sinais do hoje e do agora como estímulos para vender seus produtos. E assim, o primeiro sutiã deixa de ser só isso e passa a ser um passaporte para a vida adulta. O sapato anunciado nas páginas da revista não serve apenas para calçar os pés, mas imprime status. O decote e a cauda que determinada celebridade usou na premiação de cinema será reproduzida infinitas vezes por costureiras de vestidos de festa. 

Tudo isso, porém, ainda está no campo da oferta. São empresas fazendo uma sugestão do uso do que eles têm a oferecer. Sempre retratando os clientes como pessoas felizes e bem-sucedidas. 

Estilo, contudo, é completamente diferente de moda. É o conjunto de escolhas que fazemos ao nos vestir pela manhã, ao nos preparar para uma festa e mesmo quando optamos por peças confortáveis, que não parecem arrumadas demais. Parecer desarrumado é também um estilo: o relaxado. 

Você não precisa estar na moda para construir um estilo próprio. Tampouco garante algum estilo se estiver vestindo exatamente o mesmo look da capa da revista, ofuscando sua identidade. Estilo pode mudar ao longo da vida, mas está sempre ligado à nossa personalidade. Pode ser lapidado, mas não tem certo ou errado. Pode ser temperado com itens de moda, mas as vezes precisa ser o mais simples possível.