75 views 3 mins

Gerador de Energia: comprar ou alugar?

em Artigos
quarta-feira, 22 de junho de 2016

Abraham Curi (*)

Depois da crise hídrica vivida pelo País durante o ano passado, 2016 começou com fortes chuvas, principalmente nas regiões sul e sudeste.

Se, por um lado o período úmido melhorou o nível dos reservatórios, por outro causou grandes transtornos, principalmente os provocados pelas quedas no fornecimento de energia. Para evitar prejuízos, o uso de geradores de energia é um caminho natural para indústrias, empresas dos mais variados segmentos, sejam eles hospitais, empreendimentos comerciais, obras, condomínios, comércio, eventos e até repartições públicas.

Afinal, trata-se de uma solução versátil, segura e muito eficaz para suprir qualquer necessidade energética. Ao optar pelo uso do gerador, a dúvida que surge é se a melhor alternativa é comprar ou locar o equipamento. Algumas análises podem ser feitas para ajudar nesta decisão. Uma delas é a análise financeira com o objetivo básico de encontrar o tempo de re­cuperação do capital investido (Payback).

Outra análise, e talvez mais importante que a simples taxa de retorno, é a atividade fim do cliente. Se a geração de energia for seu core business, então faz sentido a aquisição do grupo gerador, já que o mesmo detém expertise natural por ser sua atividade fim. Caso não seja, a empresa deve avaliar a delegação de responsabilidades para outras empresas que tenham esta expertise.

A grande vantagem da locação é repassar toda responsabilidade técnica para a contratada. A locadora deverá suprir todo o apoio técnico sempre com o objetivo de garantir o fornecimento imediato com segurança e sem impactar na produtividade da contratante. Na locação, toda a manutenção é responsabilidade da empresa contratada, que acompanha periodicamente o desempenho do equipamento e faz as revisões sem interromper o fornecimento de energia. Importante destacar que estas empresas disponibilizam serviços 24 horas e em todos os dias da semana. Se algo falhar, o equipamento é substituído imediatamente e sem nenhum custo extra ao cliente.

No contrato de locação, também está incluída a cobertura contra acidentes, incêndios, roubo e furto do equipamento e o cliente ainda deduz 100% das despesas com o aluguel do gerador do imposto de renda. Na ponta do lápis, as vantagens oferecidas pela locação de um gerador podem ser muito maiores que as da compra.
Em paralelo, mas não menos importante, uma empresa que se adianta a uma situação de eventuais perdas e prejuízos, como as provocadas pela falta de energia, ganha em produtividade e fortalece sua imagem em seu mercado de atuação.

Apesar de os riscos de um apagão terem sido minimizados por conta do volume de chuvas deste ano, precaução e garantia de produtividade são sempre bem-vindos no mundo corporativo.

(*) – É diretor da Tecnogera Geradores.