A – Projeto de lei contra violência a árbitros
O Parlamento da Itália iniciou a análise de um projeto de lei que pretende tornar mais severa as punições para quem agredir árbitros em eventos esportivos. O principal objetivo da Associação Italiana de Árbitros (AIA) é tentar reforçar a proteção penal dos juízes de competições ao tornar as leis ainda mais severas para os agressores. O documento apresentado pela AIA é constituído por três artigos e pede o aumento de pelo menos um terço das penas pelos crimes de lesão corporal (de seis meses para três anos), lesão corporal grave (de três para sete anos), lesão corporal gravíssima (de seis para 12 anos) e homicídio culposo (de 10 para 18 anos). A associação ainda pede que a emissão da Daspo, punição que proíbe a entrada de torcedores em eventos esportivos, não seja inferior a três anos pelo crime de lesão corporal e uma década em casos de homicídio (ANSA).
B – Pintor Holandês
Com o patrocínio da multinacional holandesa AkzoNobel, fabricante de tintas e revestimentos, o MASP está restaurando as três obras do pintor holandês Frans Hals pertencentes a seu acervo. Os trabalhos são datados da década de 1630 e foram adquiridos pelo museu em 1951. Segundo Sofia Hennen, responsável pela área de conservação e restauro do MASP, “as obras formam um conjunto de importante valor patrimonial, histórico e artístico. É possível observar repintes e vernizes antigos oxidados e escurecidos que comprometem o aspecto das obras”. Como complemento ao restauro, será feito um tratamento estético para melhorar a apreciação das obras e deixá-las mais próximas à intenção original do artista. O restauro das três obras deve ser concluído em setembro de 2022.
C – Apoio às Empreendedoras
Mulheres empreendedoras de impacto podem se inscrever entre 16 de maio e 30 de junho no site (https://www.cartierwomensinitiative.com/awards) da Cartier Women’s Initiative. A Maison busca impulsionar mudanças, capacitando as empreendedoras, fornecendo-lhes apoio financeiro, social e de capital humano para expandir seus negócios e desenvolver suas habilidades de liderança. O programa está aberto a empresas dirigidas por mulheres de qualquer país e setor que pretendam ter um impacto social e/ou ambiental sustentável. Lançada em 2006, já apoiou 262 mulheres transformadoras, de 62 países, e concedeu um total de US$ 6.440.000 em subsídios para apoiar seus negócios, todos impulsionados por uma convicção em comum: solucionar os desafios globais mais urgentes.
D – Carga Rápida
Em parceria com a Eviny, a líder norueguesa de mobilidade elétrica, o Terra 360 da ABB está agora disponível para uso peos motoristas de veículos elétricos do país no Oasen Shopping Center, em Bergen, e na estância de esqui norueguesa de Geilo. As instalações piloto, que serão seguidas por uma implantação mais ampla na Noruega e na Suécia, servem como uma demonstração adicional da capacidade da tecnologia de carregamento da ABB de funcionar em condições climáticas extremas e permitir soluções de transporte sustentáveis na mais ampla variedade de locais. As estações podem carregar simultaneamente até dois veículos com distribuição dinâmica de energia. Com uma potência máxima de 360 kW, o Terra 360 é uma solução à prova de futuro capaz de carregar totalmente um carro elétrico em 15 minutos ou menos.
E – Hospedagem e Serviços
O Grupo Decolar, empresa de viagens líder na América Latina, anunciou que fechou um acordo para comprar a ViajaNet, uma das agências online de turismo líderes no Brasil, por um total de aproximadamente US$ 15 milhões. A transação está sujeita às condições de fechamento habituais. Nos termos do acordo, 60% do preço de aquisição serão pagos no fechamento; 20% em 24 meses depois da aquisição e os 20% restantes 36 meses após a aquisição. O acordo para comprar a ViajaNe é mais um passo na estratégia da Decolar para sua consolidação regional. Esse acordo “permitirá fortalecer o portfólio de hospedagem e serviços por meio de uma nova marca e sua base de clientes, além de reforçar o time”.
F – Rumos da Selic
A Ethimos, um dos maiores escritórios da XP Investimentos e com sede em Campinas, realiza, no próximo dia 24 (terça-feira), às 19h, palestra online e gratuita: “Inflação alta: como proteger seu dinheiro e aproveitar oportunidades”. Contará com a participação de Pietro Consolaro, analista de Research de Renda Fixa na XP Investimentos. A mediação será feita por Kenio Fonseca, sócio e assessor de investimentos da Ethimos. O palestrante falará sobre os motivos da inflação estar tão alta, os impactos no bolso das pessoas e, claro, investimentos para proteger o dinheiro contra a inflação, com espaço para perguntas dos inscritos. Inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo link: (https://bit.ly/38X35OE).
G – #CirculeUmLivro
A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e o Metrô de São Paulo lançam nesta segunda-feira (9) uma ação para incentivar a leitura com a troca gratuita de livros. A campanha #CirculeUmLivro visa estimular o hábito de ler e também a cultura de economia circular, incentivando a doação de livros que já foram lidos e estão parados em uma estante na sua casa. Para facilitar essa troca, serão distribuídos displays em seis estações – Chácara Klabin, Trianon Masp, Consolação, Barra Funda, Sé e Vila Prudente – para que os passageiros sintam-se à vontade para pegar um título de seu agrado e/ou deixar outro no lugar. A ação estimula a leitura, inclusive, com o uso de livros de diversos gêneros. Nas levas doadas pelos idealizadores da ação, exemplares da Editora Panini e da LP&M.
H – Semana do MEI 2022
Entre os próximos dias 16 e 20, o Sebrae realiza a 13ª edição da Semana do MEI, evento que é promovido anualmente para oferecer uma programação ampla de oficinais, palestras e atendimento especializado para os microempreendedores individuais (MEI) brasileiros. As atividades serão oferecidas gratuitamente por meio da plataforma online Sebrae Experience que traz um ambiente digital e interativo. Atualmente o Brasil conta com um pouco mais de 13,8 milhões de donos de pequenos negócios formalizados como MEI por todo o país. O Sebrae prepara um evento completo, pois acredita no potencial dos empreendedores para uma retomada sustentável de seus negócios. As inscrições já estão abertas em: (https://cloud.cliente.sebrae.com.br/semanadomei2022/semanamei_inicial).
I – Conectando Ideias
O Grupo Aço Cearense está com inscrições abertas para o “Programa Inovar” – criado com o objetivo de reunir startups e instituições para solucionar desafios reais das empresas do grupo. O programa visa proporcionar imersão em tecnologias e troca de experiências com especialistas em inovação, lançando quatro desafios para conectar pessoas, ideias, experiências e tecnologias. Podem participar empresas que tenham aderência aos desafios propostos e que estejam pelo menos em estágio de validação, testando em pequena escala até que já estejam no mercado obtendo receita. A startup deve possuir capacidade de operar um teste rápido (3-6 meses) junto ao time do Grupo Aço Cearense, independentemente do tipo de solução/tecnologia e localização da empresa. Inscrições e mais informações: (https://aevo.com.br/connect/aco-cearense).
J – Calçados e o Metaverso
Com objetivo de levar inovação ao setor calçadista, a Linx, líder e especialista em tecnologia para o varejo, irá promover a primeira imersão no Metaverso para o segmento durante a próxima edição do Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), que acontece de 23 a 25 de maio, em Gramado. Na ocasião, os visitantes terão acesso a um ambiente que transportará o usuário para uma experiência de consumo no Metaverso. Além disso, sendo uma das principais patrocinadoras do evento, a empresa traz para seu estande a omnicalidade – integração dos canais físicos e digitais no varejo –, além de apresentar novas funcionalidades da solução SetaDigital, como Open Banking e Pix integrados. Para saber mais, acesse: (www.linx.com.br).
K – Lojas e Cafeterias
Pouco mais de um ano após a inauguração de sua primeira loja no Brasil, a illycaffè revelou que pretende ampliar o número de pontos comerciais no país. “No Brasil, vemos com otimismo o mercado de cafés especiais. Registramos um contínuo crescimento e projetamos crescer ainda mais, com um substancial aumento de nossa base de clientes, seja no setor ‘HoReCa’ [hotéis, restaurantes e cafeterias], seja nas vendas digitais domésticas”, disse o presidente da marca italiana, Andrea Illy. Já o diretor da illycaffè no Brasil, Frederico Canepa, confirmou o objetivo de inaugurar novas lojas no país, embora ainda sem metas definidas – a primeira unidade, situada na rua Haddock Lobo, área nobre da capital paulista, foi aberta em janeiro de 2021 Para a empresa, as lojas e cafeterias próprias são uma forma de se aproximar e fidelizar o consumidor final. (Ansa).