Negócios em Pauta 12/05/2021

em Negócios em Pauta
terça-feira, 11 de maio de 2021

A – Municipal em tour virtual

O Theatro Municipal de São Paulo acaba de lançar um tour virtual pelo complexo cultural. Com narração da atriz Marisa Orth, a visita em 360 graus pode ser feita de forma gratuita, permitindo aos visitantes percorrer por todos os espaços do Theatro, que está completando 110 anos. A visita passa pela Sala de Espetáculos, onde acontecem os concertos e as óperas, pelo Salão Nobre, com suas pinturas decorativas, pedras originárias da Itália, cristais belgas e pintura no teto assinada por Oscar Pereira da Silva (1867-1939). Com seu valor arquitetônico e grupos artísticos permanentes, é direcionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual, como teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo. O objetivo é oferecer diversidade de programação e atrair público variado. Para o tour virtual basta acessar o link: (www.theatromunicipal.org.br).

B – Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo, com a campanha “Nós somos trânsito”, chama a atenção da sociedade para o alto índice vítimas fatais e feridos no trânsito em todo o mundo, entre elas crianças de 0 a 14 anos. O mês de prevenção foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e tem o apoio da ONU. A intenção é discutir a segurança viária e conscientizar a população sobre os riscos e responsabilidades individuais do condutor no trânsito. Ações do Maio Amarelo acontecem em todos os estados do brasileiros e em outros 26 países. A alteração recente do Código Brasileiro de Trânsito alerta mais uma vez para a importância do uso do bebê conforto, da cadeirinha, do assento de elevação e do cinto de segurança pelas crianças durante os deslocamentos.

C – Festival de Cinema

Gêneros e subgêneros do cinema fantástico estão contemplados no 1º Festival de Cinema Brasileiro Fantástico Online, que começa hoje (12) e vai até o dia 18. Gratuito e online, o evento vai exibir longas e curtas-metragens divididos em três mostras: Retrospectiva, Realizadores Fluminenses e Inéditos do Brasil e promover lives, sessões comentadas e uma masterclass. Amantes ou curiosos sobre o tema poderão assistir a 41 produções brasileiras. Com exceção do filme Sol Alegria que, em exibição especial, ficará disponível por 24 horas. Filme de Tavinho Teixeira, fala de um futuro distópico no qual uma família viaja pelo Brasil, sobrevivendo a uma ditadura governista. Entre os nomes do elenco, está o cantor Ney Matogrosso no papel de um toureiro. Para assistir aos filmes, basta acessar a plataforma Darkflix/Wurlak através do site (www.festivalfantastico.com).

D – Chip de 2 Nanômetros

A IBM apresenta o primeiro chip de 2 nanômetros do mundo. Os chips mais avançados do mercado atualmente têm 5 nanômetros. São usados, por exemplo, nos novos aparelhos da Apple. Logo, 2 nanômetros é uma redução considerável em cima de algo que já era incrível. O novo chip da IBM promete ser 45% mais veloz e gastar 75% menos energia, se comparado a um chip de 7 nanômetros. Processamento veloz e baixo consumo de energia são fundamentais para as grandes empresas de tecnologia. No curto prazo, é provável que as baterias durem mais tempo carregadas. Olhando mais para frente, essa combinação vai impulsionar a chamada computação de borda e a internet das coisas. Teremos uma explosão de pequenos sensores e dispositivos poderosos conectados em rede. Fonte: MIT Review.

E – Transporte e Logística

A Reed Exhibitions, organizadora dos principais eventos automotivos da América Latina, realiza nos próximos dias 25 e 26 o Link Summit Fenatran, o primeiro de uma série de eventos de um calendário digital criado pela empresa para avaliar os desafios, as oportunidades e o futuro do setor de transporte e logística. Os temas abordados serão os entraves para o constante crescimento do mercado de transporte rodoviário de carga e a demanda de implementos versus custos em alta, além de renovação de frota. Três assuntos fundamentais que reunirão importantes nomes do setor em debates e entrevistas. Inscrições e mais informações em: (https://www.fenatran.com.br/pt-br/summit-fenatran-2021.html).

F – Anjo Investidor

E se fosse possível ter um método por trás de uma estratégia assertiva para encontrar unicórnios no mundo dos negócios? A boa notícia é que essa metodologia existe e será apresentada aos participantes da 5ª edição da ‘Jornada Anjo Investidor’, evento presencial que acontece nos próximos dias 21 e 22, das 9h às 12h30min, no Hotel Radisson, seguindo todos os protocolos de segurança recomendos pela OMS. Voltado para empresários e executivos de grandes empresas que buscam entender o mercado de startups, o encontro mostrará como investir nesse modelo de negócio de maneira profissional e se tornar um investidor-anjo qualificado. O evento será conduzido por João Kepler, empresário com mais de 40 anos de história em negócios e empreendedorismo e 12 anos investindo em startups. Mais informações no site: (https://sme.com.br/jornadaanjoinvestidor/).

G – Cursos para Empreendedores

A CuboUP, plataforma de cursos online para Micro e Pequenos Empreendedores, liberou cursos da própria plataforma para que os alunos possam aprender novos conteúdos e como melhorar os resultados da empresa no pós pandemia. Os cursos foram desenvolvidos por profissionais em suas áreas e podem ser visualizados em qualquer dispositivo, inclusive com máxima qualidade no smartphone. Entre os cursos: Design, Development, Marketing, Finanças e Contabilidade, Negócios, TI e Software. O objetivo é se tornar uma das principais plataformas de cursos online direcionada para Micro e Pequenos Empreendedores, sempre com foco em conteúdo que ajudarão os empreendedores a dar um UP em seus negócios. Saiba mais em: (www.cuboup.com.br).

H – Prêmio Jabuti

Ao longo de sua história, o Prêmio Jabuti tornou-se referência entre as premiações do mercado editorial do Brasil e é um patrimônio do país. Sua relevância é resultado de um trabalho que, desde 1958, reconhece a potência da produção nacional, valoriza cada um dos elos que formam a cadeia do livro, dialoga com os seus mais diversos públicos e acompanha as mudanças da sociedade. É com esse espírito que a Câmara Brasileira do Livro anuncia os preparativos para o 63º Prêmio Jabuti, uma edição que consolida sua presença digital e fortalece sua pluralidade. Inscrições no site: (https://www.cblservicos.org.br/). Autores e editores que já possuem cadastro podem efetuar o login como usuário preexistente; já os novos precisarão efetuar um cadastro, criar um login e uma senha.

I – Avião Agrícola

A divisão de aviação agrícola da Embraer atingiu a marca de 37 aviões Ipanema vendidos até o final do mês de abril, o que representa um aumento de 48% em relação às 25 aeronaves comercializadas em todo o ano de 2020. A alta acompanha uma tendência de crescimento que vem ocorrendo no setor nos últimos anos. Cerca de 90% das aeronaves encomendadas têm as entregas previstas para o segundo semestre. Com quase 1.500 unidades produzidas ao longo de cinco décadas, o Ipanema ocupa a liderança do segmento com 60% de participação no mercado nacional. O Ipanema 203, o modelo mais atual da série, é movido a energia renovável (etanol) e conta com aprimoramentos que aumentam a robustez e reduzem as despesas com manutenção ao longo dos anos (Redação SI).

J – Experiência do Cliente

A Nice anuncia o Interactions Live, o maior evento virtual do ano com foco na experiência do cliente, que será realizado nos proximos dias 25 e 26. Este encontro apresentará as melhores práticas da indústria e dos principais analistas de mercado para garantir o sucesso em uma realidade em constante mudança. Os participantes poderão conferir experiências extraordinárias para clientes e colaboradores usando IA incorporada em diversos processos, além de combinar fluência digital com a promoção da agilidade CX em toda a organização. O evento oferece uma variedade de sessões informativas, demos interativas, chats e vídeos ao vivo com especialistas da Nice. Entre os participantes, Tom Brady, sete vezes campeão do Super Bowl, e James Corden, apresentador, escritor e produtor. Inscrições: (www.nice.com/websites/interactions-live/).

K – Home Equity

Uma nova modalidade de crédito imobiliário vem chamando atenção no mercado. Trata-se do home equity, ou crédito com garantia de imóveis, por meio do qual pode-se obter um montante correspondente a até 60% do valor do imóvel, com taxas mais interessantes que as praticadas em outras modalidades de empréstimo e que pode ser utilizada inclusive por quem está com dívidas ou restrições no CPF. Este será o tema do Masters inGaia, com a participação de Diego Fonseca, sócio da Jive Investments, e Fabrício Almeida, diretor de Negócios da Kenlo, que acontece amanhã (13), às 17h. Muitos proprietários têm se utilizado desse tipo de empréstimo para alavancar negócios, comprar novos imóveis e saldar dívidas. Inscrição gratuita pelo link: (http://masters.ingaia.com.br/inscricao).