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Estratégias de usabilidade para experiência do usuário infantil

em Destaques
sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Crianças estão cada vez mais inseridas e tornando-se um dos maiores consumidores deste tipo de produtos e serviços. Há tempos que uma das principais escolhas e pedidos feitos pelos pequenos estão sendo presentes mais tecnológicos, como tablet educativo infantil, laptop infantil entre outros.

Atualmente é normal vermos crianças com celulares e tablets na mão e 95% delas, na faixa etária entre 10 a 12 anos, têm acesso a aparelhos móveis, seja próprio ou dos pais (segundo dados da Mobile Time). Além disso, cerca de 24,3 milhões de crianças e adolescentes, com idade entre 9 e 17 anos, são usuários de internet no Brasil, o que corresponde a cerca de 86% do total de pessoas dessa faixa etária no país (Dados da TIC Kids Online Brasil).

A interação com a internet, produtos e serviços digitais se dá principalmente com os mundos de entretenimento criados por aplicativos de jogos, desenhos e músicas, com os quais as crianças têm contato desde muito cedo. Com isso, é importante que as empresas voltem ainda mais a atenção para as projeções de melhores experiências no mundo infantil.

“O tempo que a criança passa utilizando um tablet ou celular, diz muito sobre a relação que ela vai desenvolver com a tecnologia. Isso porque estamos formando um hábito, que é um comportamento repetido que é acionado por “pistas” no contexto, ou seja, momentos do dia a dia que desenvolvem ações e costumes diários.

Por isso, é muito importante que os profissionais que trabalham com desenvolvimentos de produtos e serviços digitais voltados para o público infantil e seus pais estejam atentos às pistas e recompensas que o universo dos aplicativos traz para a realidade dos pequenos”, afirma Cristina Fragata, sócia e COO da Attri.

A Attri, consolidada entre as principais empresas de Tecnologia e Usabilidade do Brasil, com mais de 10 anos no mercado, ajuda empresas a criar melhores experiências para milhões de usuários. E neste mês das crianças, junto com uma equipe apaixonada pelo que faz, sempre buscando soluções e inovações, separou 5 estratégias de UX para seu negócio proporcionar às crianças uma experiência incrível através dos produtos digitais.

. Entenda a criança (usuário): Como princípio de todo projeto de UX, estudar seu público é essencial e tratando-se de crianças torna-se importante separar por faixa etária, já que seus costumes, habilidades e pensamentos mudam conforme a idade.
Interfaces coloridas: Crianças tendem a voltar sua atenção para cores chamativas, ao mesmo tempo que as ações atreladas às cores podem contribuir no desenvolvimento, aprendizagem e novas habilidades.

. Coordenação motora: Construir interfaces levando em consideração que as crianças estão em processo de desenvolvimento de suas habilidades e, neste caso, desenvolver ações que exigem manuseios fáceis é o mais indicado. Dependendo da idade, os pequenos dificilmente vão conseguir realizar ações como escanear um QR code, por exemplo. Outra dica são as funções multi-touch para considerar múltiplos cliques, já que a paciência não é o forte da maioria das crianças.

. Animações e efeitos sonoros: Estes tipos de elementos nas interfaces tornam a aventura das crianças em extrema felicidade e geram respostas instantâneas para mantê-las focadas na atividade apresentada pelo app. Além disso, quando emitem alguma resposta interativa aos pequenos, deixam a experiência muito mais próxima da realidade – interatividade é tudo.

. Compras e seguranças: A preocupação com a exposição de crianças a anúncios publicitários, desvios para redes sociais e ofertas de compras dentro dos apps, é um ponto também a ser visto com atenção. Essas ações podem trazer dores de cabeça aos pais, causando certa insegurança, caso as crianças tomem certas atitudes, como: comprar elementos de jogos sem permissão, registrar números de telefone, baixar outros aplicativos ou visitar sites perigosos.

Neste caso é essencial desenvolver mecanismos que impossibilitem os pequenos agirem sozinhos, como por exemplo: remover anúncios desnecessários, restrições de idade para compras, alerta no celular dos responsáveis, problemas lógicos a serem resolvidos entre outras maneiras. – Fonte e outras infiormações: (www.attri.com.br).