108 views 9 mins

Gambito da Rainha – A estratégia do vencedor em 6 lições

em Manchete Principal
sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Marco Juarez Reichert (*)

Na vida pessoal costumamos traçar objetivos de longo prazo, como a compra da casa própria, uma viagem ao exterior, a graduação universitária… Nem sempre estipulamos uma data para que estes objetivos se concretizem, o que sempre deveríamos fazer. Senão, serão apenas sonhos intangíveis, não passando de meros desejos. É bem provável que deixemos a vida correr naturalmente, sem um plano com uma estratégia para atingirmos aquilo que tanto desejamos.

Deste modo, a chance de dar certo advém do acaso, não por mérito próprio.

Convenhamos, não se pode contar com a sorte como a saída para que nossos sonhos se realizem. A recente minissérie “Gambito da Rainha” (no Brasil deveria ser Gambito da Dama, já que não usamos o nome Rainha para a peça referida), de grande sucesso na Netflix, mostra a carreira de êxito de uma jovem muito talentosa, a Beth Harmon.

É uma peça de ficção. Dizem alguns que foi inspirada na carreira do grande campeão mundial de xadrez, o americano Bob Fischer. Beth inicia muito cedo, criança ainda, no aprendizado do jogo e em participações em torneios de Xadrez nos EUA. Desde seu primeiro contato com o jogo, observando o tabuleiro do zelador do orfanato onde vivia, a Beth demonstrou uma vontade ímpar de aprender. Queria saber mais e mais sobre o jogo.

. Lição 1: Tenha mente aberta – Aqui uma primeira sugestão de uma estratégia para quem quiser se destacar em sua profissão: ter a mente aberta para o novo e ser comprometido, ao máximo possível, para adquirir conhecimento, o que exige alta dose de perseverança. É preciso muito empenho com seu próprio objetivo.

Imagem: interstid_CANVA

Na minissérie, assim como raras vezes ocorre na realidade, existem crianças superdotadas e a jovem era uma dessas, uma menina prodígio. Ela conquista títulos estaduais e nacionais americanos para conseguir uma pontuação que a possibilitasse disputar, na Rússia, o campeonato mundial. Conquistar o título de campeã mundial, contra os maiores jogadores do mundo, na Meca do Xadrez, era um objetivo extremamente audacioso e desafiante, contudo, atingível.

Voilà! Beth Harmon, se torna a campeã mundial. Suas conquistas não foram resultado de sorte. Ela se empenhou, era focada e se preparou muito para aquele torneio. Teve momentos difíceis na trajetória até chegar a ser campeã mundial. Ela abdicou de momentos que a maioria dos jovens não abriria mão. Ela sabia que precisava sempre estudar novas técnicas e analisar partidas dos outros competidores.

. Lição 2: Sucesso é merecimento – Já é um bordão surrado, mas que vale a pena lembrar: o sucesso não vem do nada, você deve merecê-lo. Acho que todos nós conhecemos pessoas que não são donas de um cérebro tão privilegiado e que se deram muito bem na vida. A maioria delas teve que se esforçar muito para chegar aonde queria. Arrisco a pensar que renunciaram a prazeres, festas, boas roupas e carros de luxo, para se dedicarem ao estudo.

O mundo dos vencedores, pessoas físicas e empresas, requer que tenhamos planos estratégicos bem definidos, com objetivos e metas claras, com datas para que sejam cumpridos. Não apenas isso, mas quais os passos necessários para se chegar lá, no ponto desejado?

Talvez para um jovem que recém entrou na faculdade, seja estudar muito para se graduar até o ano tal, conseguir uma vaga em um mestrado e talvez, mais tarde, em um doutorado. É possível que precise obter bolsa. Por isso, seu desempenho precisa ser ótimo. Paralelamente, terá que se aprofundar nos estudos de Inglês.

. Lição 3: Capacitação promove crescimento – Invista na estratégia da capacitação permanente. Dentre tantas possibilidades para uma carreira de sucesso, os objetivos poderiam ser: graduação, mestrado e doutorado. As metas seriam as datas para alcançar a cada um destes objetivos de longo prazo. Provavelmente um médico jamais teve uma aula sobre estratégia – como a maioria das pessoas – mas aqueles que sabem o que querem, que são bem dedicados, atingem seus objetivos com maior frequência.

Beth Harmon ficou órfã muito cedo e viveu por anos em um orfanato. Não tinha qualquer fonte de renda para bancar uma carreira de enxadrista, mas era obstinada em seus objetivos. Sabia que havia prêmios ($) aos vencedores de torneios, o que movia seu ímpeto de vencedora. O espectro do conhecimento humano é tão amplo, que mesmo a pessoa mais genial do planeta não dependerá somente de si para alcançar grandes objetivos na vida.

Beth Harmon, no intervalo de sua última partida para se tornar campeã mundial, viu que seu oponente estava reunido em uma sala com outros grandes mestres, projetando lances de possíveis jogadas que ela usaria. Aí ela recebe uma ligação de seus amigos, parceiros e grandes mestres americanos, que vinham estudando os lances, da mesma forma que os russos estavam fazendo. Passaram para ela as melhores opções para os prováveis lances do oponente.

Imagem: DAPA_CANVA

. Lição 4: Parcerias são fundamentais – Dentre as estratégias para ser um vencedor, uma de fundamental importância é contar com bons parceiros, ter uma rede de contatos qualificados que possam agregar valor à sua trajetória. Sozinhos, somos bem limitados, mas em times, equipes ou parcerias, nossa força aumenta e muito.

. Lição 5: Antecipe-se – Para ser bem-sucedido em uma estratégia é prudente se antecipar aos acontecimentos, avaliando diferentes cenários e a forma para superar cada um deles. Prever oportunidades e ameaças em tendências futuras é um ótimo passo para se dar bem na vida. Pratique com seus colegas, amigos ou outros parceiros. Isto o colocará à frente da concorrência, tenha certeza disso.

. Lição 6: Mude! – Se você não estiver colhendo os frutos desejados, mude. Afinal, estamos vivendo na era das inovações e transformações. Se você ficar fazendo o mesmo que já vinha sempre fazendo, irá colher os mesmos resultados de antes. Não reclame da falta de sorte. Mude, aplique suas melhores ações estratégias e seja um vencedor!

(*) – Escritor, empreendedor, Conselheiro de Administração certificado e Consultor Empresarial, Bacharel em Administração de Empresas com MBA em Finanças e Governança corporativa e em Inteligência Empresarial (www.marcojuarezreichert.com.br).