138 views 5 mins

Algumas dicas para os desenvolvedores impulsionarem a carreira

em Destaques
quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

A concorrência entre as empresas para contratarem os melhores desenvolvedores está cada vez maior. Oportunidades para desenvolvedor web, data analytics, inteligência artificial, computação em nuvem, blockchain e programação avançada vêm alimentando essa revolução técnica digital que estamos vivendo e a projeção é crescer ainda mais.

De acordo com a CompTIA (Associação da Indústria de Tecnologia de Computação dos EUA), vagas em tecnologia devem crescer a uma taxa duas vezes maior que de emprego geral dos EUA. Além disso, espera-se que o setor de serviços de desenvolvimento de software personalizado crie 4,8 vezes mais empregos até 2025 em relação a 2022.

Para ajudar quem quer aumentar as chances de conseguir entrar em projetos de grandes empresas mundiais, a Turing, unicórnio americano que está transformando o cenário do trabalho remoto para desenvolvedores do mundo inteiro, listou 5 dicas para o profissional se destacar e conseguir a oportunidade dos sonhos.

“A procura pelos melhores desenvolvedores não está mais apenas nos países onde as empresas têm seus escritórios. Hoje, profissionais espalhados por todo o planeta já estão trabalhando diretamente de suas casas para as maiores companhias do mundo com a ajuda da Turing, que conecta estes talentos a estas oportunidades” explica Fernanda Zinger, Gerente Sênior de Sucesso do Desenvolvedor na Turing.

“E, para ajudar cada vez mais desenvolvedores brasileiros a conquistarem a carreira dos seus sonhos, listamos cinco dicas que vão garantir um boost na sua carreira em 2023”.

  1. – Aprenda ou aperfeiçoe seu “Business English” – Com o mercado de desenvolvedores se tornando global, saber o básico da língua inglesa é essencial. Conhecer as expressões usadas no mundo corporativo vai ajudar a compreender mais rápido o objetivo do projeto em que estará trabalhando, além de facilitar a comunicação nas reuniões.
  2. – Boa Comunicação x Informalidade na hora errada – Em um mundo remoto, a comunicação é extremamente importante para o convívio e para uma compreensão clara dos projetos que estão sendo desenvolvidos. Ser claro e objetivo nas apresentações, na comunicação com a equipe e com os colegas vale muito.

Além disso, é importante considerar que ao participar de um projeto internacional, você terá contato com culturas e hábitos diferentes dos praticados no Brasil — por isso, evite ser informal demais na hora de se comunicar.

  1. – Seja um solucionador de problemas – Vá além do código – Ser um bom resolvedor de problemas vai trazer “algo a mais” para o seu desempenho em qualquer atividade. Portanto, vá além do código, seja proativo em discussões estratégicas, orçamentos e crises, por exemplo. Com certeza você irá se destacar.
  2. – Pensamento Crítico – O pensamento crítico é uma das principais habilidades que desenvolvemos ao longo da vida. Quando bem trabalhado, ele é capaz de sustentar a autonomia, independência e boas escolhas de um indivíduo.

Essa prática é a capacidade de análise dos fatos, experiências, comentários ou situações com o objetivo de formar uma opinião própria. Para isso é necessário construir argumentos com base em dados e informações confiáveis, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta

O pensamento crítico é fundamental na formação de grandes profissionais e ajuda na tomada de decisões equilibradas e assertivas. Desenvolvedores que evoluem no pensamento crítico se tornam mais sábios, ganham autonomia e agregam benefícios para a sua atividade, assim como aos colegas, times ou empresa.

  1. – Tenha “ownership” – Numa realidade em que a competitividade está cada vez maior, ser engajado e que enxergar as demandas sob uma perspectiva parecida com as dos clientes ou gestores é um ingrediente importante para o sucesso. Conhecida no mundo corporativo pelo termo em inglês “ownership”, dedicar-se a algo com atenção e cuidado traz benefícios inúmeros, como maior produtividade, foco em resultados, maior flexibilidade, entre outros.

Boa comunicação, disponibilidade e senso de responsabilidade são algumas das características importantes para exercer essa habilidade. – Fonte e mais informações, acesse: (https://www.turing.com/).