Lucia Camargo Nunes (*)
Rampage, uma nova picape que vai incomodar as médias
A Ram, que vem crescendo fortemente no Brasil com sua linha premium, apresentou sua primeira picape produzida fora dos EUA e México em toda sua história: a Rampage.
Desenvolvida no Brasil, já é produzida na fábrica de Goiana (PE), onde também são fabricados os Jeep Renegade, Compass e Commander e a picape Fiat Toro. Todos compartilham da mesma plataforma.
A Rampage tem 5 metros de comprimento, sua caçamba leva 980 litros e até 1.015 kg (na versão a diesel). Ela chega como uma picape compacta-média construída em monobloco, acima da Toro, atingindo a Ford Maverick e cutucando as picapes médias de entrada com estrutura de longarina e chassi, robustas, mas menos confortáveis.
Serão 3 versões em 5 configurações: podem vir com o (inédito no Brasil) motor Hurricane 4, 2.0 turbo a gasolina, que rende 272 cv de potência acoplado ao câmbio automático de 9 velocidades. A Rebel e a Laramie também trazem o motor turbodiesel 2.0 de 170 cv e transmissão automática de 9 marchas.
A Rebel, de entrada, tem visual mais off-road com peças externas de acabamento preto e rodas de 17”. A Laramie tem estilo mais clássico americano, com acabamentos cromados e rodas de 18”. A estrela da linha é a esportiva R/T, que mistura elementos cromados e pretos, rodas de 19” e o teto pintado em preto.
Todas as versões já trazem tração 4×4 com reduzida, central multimídia de 12,3” com conexão sem fio, cluster digital de 10,3”, revestimento de couro, carregador por indução, 6 entradas USB e 12 ajustes elétricos no banco do condutor. Para a segurança, 7 airbags e pacote Adas de assistências ao motorista.
Os preços de lançamento são: Rebel turbodiesel R$ 239.990; Rebel gasolina R$ 249.990; Laramie turbodiesel R$ 249.990; Laramie gasolina R$ 259.990 e R/T gasolina R$ 269.990.
Efeito Ram: Toro tem preço reduzido. E Fastback fica mais acessível
A Fiat baixou a tabela das versões diesel 2023 da Toro em R$ 20 mil, sem alteração de conteúdo. E não é desconto. Trata-se de um reposicionamento da marca, muito provavelmente em função da chegada da Rampage. A Toro Volcano Turbodiesel 4×4 AT9 2023 está por R$ 188.590; a Ranch TD sai a R$ 205.790 e a Ultra TD custa R$ 206.890.
Outro modelo Fiat ganhou uma versão de entrada mais acessível: o Fastback agora tem a opção T200 automática, por R$ 119.990, diferença de R$ 16 mil para a Audace. Com descontos do governo, está temporariamente a R$ 115.990. O motor é o 1.0 turboflex de até 130 cv e câmbio CVT.
Da lista de itens em relação à Audace, esta nova versão deixa de ter sistemas de assistência ao motorista (frenagem autônoma, alerta de mudança de faixa e farol alto automático), além de dispensar o couro no volante e carregador de celular por indução.
Montadoras e governo buscam caminhos para a neoindustrialização
A Anfavea promoveu na semana passada, em Brasília, o evento “Conduzindo o Futuro da Eletrificação no Brasil”.
Além de um dia inteiro com especialistas dos setores público e privado, com debates sobre a mobilidade elétrica e a neoindustrialização no país e foco nas tecnologias de descarbonização, o encontro reuniu 40 veículos eletrificados das empresas associadas.
“Estou certo que daqui a algum tempo lembraremos deste dia com um divisor de águas, um momento em que todos os stakeholders do ecossistema automotivo se uniram em prol de um caminho que leve com maior senso de urgência não só à descarbonização do setor automotivo, mas a um novo horizonte para a industrialização do Brasil, com foco em novas tecnologias de eletrificação e outras que estão revolucionando a mobilidade em nível global”, disse Marcio Lima Leite, presidente da Anfavea.
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, lançou o desafio da neoindustrialização no Brasil e de voltar a produzir mais de 3 milhões de veículos por ano com cenário econômico mais favorável. “Temos um câmbio bom para exportações, a reforma tributária ajudará e os juros futuros estão em queda”, afirmou. E completou garantindo que o BNDES vai disponibilizar R$ 5 bilhões ao ano para pesquisa, inovação e digitalização.
(*) É economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. E-mail: [email protected]