317 views 6 mins

Via Digital Motors

em Via Digital Motors
quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Quinta geração do City chega com novidades

Em uma fase de reestruturação da marca, a Honda Automóveis anunciou duas novidades da linha City para o Brasil. Serão produzidos em sua fábrica de Itirapina (SP) a evolução do sedã e o inédito, por aqui, hatchback do City.
O sedã recebeu melhorias em tamanho, conforto, conteúdos e segurança, além de novo motor 1.5. Este upgrade tem seus motivos: com a importação do futuro novo Civic, o City passa a cobrir as versões de entrada do sedã maior, que virá mais caro que o atual.
O City está em pré-venda por preços entre R$ 108.300 e R$ 123.100. A novidade entra em pré-venda a partir de 23 de novembro e tem previsão de chegar às lojas em janeiro.

Honda City seda e hatch 2022. Imagem: Honda

Hatchback aposenta o Fit

O City Hatchback, dizem os executivos da Honda, guarda mais semelhanças do que diferenças com o sedã. E evolui em relação ao monovolume Fit, agora em busca de um público mais jovem. Sem preços divulgados, entra em pré-venda em janeiro e tem previsão de estrear nas concessionárias em março de 2022.
A promessa é de que o City Hatchback tem um interior mais amplo, embora perca em espaço de porta-malas (268 litros) em relação ao Fit. Traz o mesmo motor 1.5 de 126 cv do sedã.
A Honda ainda informou que, apesar da aposentadoria do Fit, a montadora mantém a produção do WR-V, que considera um SUV compacto.

Agora importados, Audi A3 hatch e sedã ganham mais requinte

A Audi começa a entregar as primeiras unidades da nova geração do A3 nas configurações hatch e sedã.
A3 Sedan e A3 Sportback, fabricados em Ingolstadt, Alemanha, foram totalmente renovados. Além do design, ambos têm novo acabamento interno. Sob o capô, duas opções de motorização só a gasolina: 2.0 TFSI de 190 cv com transmissão automatizada de 7 marchas na versão Performance Black (por R$ 264.990) e 1.4 TSFI turbo de 150 cv que atua junto ao câmbio Tiptronic de 8 velocidades batizada de S line Limited (a R$ 229.990).

Audi A3 Sedan. Imagem: Audi

Com híbrido, Kia busca ser premium

A Kia Brasil lança o híbrido mais acessível do país. O Stonic é um SUV compacto sul-coreano que utiliza motor 1.0 turbo combinado a um sistema híbrido-leve, por R$ 149.990.
Pelo porte, o Stonic tem credenciais para brigar com VW Nivus, Hyundai Creta e Fiat Pulse. A cartada da Kia é justamente ser híbrido. E pelo preço, fisgar interessados no Toyota Corolla Cross Hybrid, maior e que parte de R$ 189.490. O porta-malas, por sua vez, é o menor entre os concorrentes: apenas 325 litros.
A Kia, que recentemente mudou seu logotipo, busca se aproximar de marcas premium. A partir de 2022, José Luiz Gandini, presidente da impotadora, anunciou que vai trazer novos modelos híbridos e elétricos.

BMW fabricará mais um carro no Brasil

A fábrica de Araquari (SC) da BMW vai receber um aporte de R$ 500 milhões para um novo ciclo de investimentos até 2024. Parte será para a renovação dos modelos X3 e X4 e para a produção de um novo modelo, a ser revelado ainda pela matriz. Os executivos, contudo, descartam que será um híbrido ou elétrico.
Hoje, a planta planejada para fabricar 32 mil unidades por ano utiliza apenas um terço dessa capacidade. Essa média de 10 mil unidades de 2021 deve se repetir em 2022 e voltada apenas para o mercado interno. A fábrica catarinense conta com cerca de 700 colaboradores.
Além dos atuais X3 e X4, a BMW de Araquari ainda fabrica o sedã Série 3 e o SUV X1.

Fabrica BMW Araquari. Imagem: BMW

GM contrata engenheiros

A General Motors anunciou um reforço em suas áreas de pesquisa e desenvolvimento do Centro Tecnológico. A expansão da engenharia de produtos terá a contratação de cerca de 250 engenheiros nas áreas de carroceria & estrutura, exterior, interior, chassis, motor, transmissão, eletrônica, software e simulação virtual.
Os novos contratados trabalharão no Centro Tecnológico em São Caetano do Sul (SP), no Campo de Provas da Cruz Alta em Indaiatuba (SP), ou parceiros. Os interessados podem se inscrever na sessão Trabalhe Conosco do site da Chevrolet.

*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: [email protected]