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quarta-feira, 23 de março de 2022

Stellantis terá 16 lançamentos no Brasil até 2025

Em visita ao Brasil, Carlos Tavares, CEO da Stellantis, revelou que o grupo, formado pelas marcas Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e RAM, promoverá 16 lançamentos até 2025, mais 7 modelos híbridos/elétricos e 28 reestilizações.
Além da renovação de Argo e Cronos, junto com o novo câmbio CVT, a Fiat deve lançar nesse período um SUV Fastback, enquanto a Jeep prepara uma nova versão híbrida do Compass, a 4xe, que vai ser apresentada em abril. Das francesas, é aguardada a picape média Landtrek da Peugeot e a Citroën lança em breve o novo C3.

São esperadas novidades em desenvolvimento de híbridos com a utilização de etanol e também estão programados dentro desses 4 anos, investimentos em direção autônoma, conectividade e novos serviços.

Citroën inicia a produção do novo C3

Aproveitando a visita de Carlos Tavares à planta de Porto Real, no Rio de Janeiro, foi dada a largada para a produção do novo Citroën C3. O modelo será o primeiro de uma família de três veículos projetada para o Brasil e América do Sul.
O novo Citroën C3 inaugura em Porto Real a variante da plataforma CMP e será o primeiro veículo da Stellantis produzido no Brasil a utilizá-la. A plataforma é modular e flexível, podendo ser usada em veículos dos segmentos B e C.

Novo Citroen C3. Imagem: Stellantis

Continental abre vagas em Ponta Grossa

A Continental abrirá 140 postos de trabalho para atuação em diversas áreas nas instalações de Ponta Grossa (PR). As inscrições e as funções estão disponíveis pela plataforma Gupy.
A meta das contratações é para retomar os níveis de produção do período pré-pandêmico nas linhas de produção de circuitos de transmissões de fluídos automotivos, que vêm se recuperando também da crise de falta de semicondutores.

Sprinter Street recebe motor mais eficiente

De olho no segmento de delivery, que continua aquecido, a Mercedes-Benz lança a Sprinter 315 CDI com um novo motor diesel de quatro cilindros 2.0 de 150 cavalos de potência, tudo para atender à novas leis de emissões Proconve L7. A transmissão é a mesma, manual de 6 marchas.
No pacote, a montadora destaca redução de 6% de combustível na cidade e 11% na estrada, 5% de ganho em potência e 3% de torque em relação ao modelo anterior 314 CDI. Além disso, recebeu nota A do Ibama em emissões. A oferta de transmissão automática e elétrica ainda está em estudo.
São três opções de carroceria da Sprinter, produzida na Argentina, com vendas a partir de maio: versão Truck por R$ 239.600 e Furgão a R$ 249 mil.

Sprinter Street Furgao e Truck 1. Imagem: Mercedes-Benz

Nem a crise segura as locadoras

O aluguel de veículos registrou um crescimento de 7,8% em 2021, de acordo com a associação que representa as locadoras, a Abla. A atividade atingiu faturamento bruto anual recorde de R$ 23,5 bilhões, valor referente apenas à locação (não inclui a revenda de seminovos).
Em 2021, a entidade anotou 50,1 milhões de usuários, avanço de 12,3% sobre 2020. Também houve expansão de frota, de 12,8% encerrando o ano com 1.136.517 veículos — automóveis e comerciais leves.
Apesar da crise que paralisou as fábricas e provocou a falta de produtos, 441.858 modelos zero-km foram emplacados pelas locadoras. Para se ter ideia, esse volume representa 25,5% de tudo o que foi licenciado de autoveículos em 2021 e 22,5% a mais do que foi emplacado em 2020. Porém, em 2019, as locadoras compraram 541.346 unidades.
Curioso é que parte desse bom desempenho se deve à mudança de regras da lei de emissões: com a exigência de que veículos que passassem a atender às normas L7 do Proconve a partir de 1º de janeiro, a indústria precisou desovar veículos L6.

Stellantis lidera

Desses mais de 440 mil carros adquiridos para locação em 2021, 38% deles são do Grupo Stellantis, seguido por 19,3% da Volkswagen. O modelo mais emplacado por locadoras em 2021 foi o Fiat Mobi Like (segmento de entrada), com 29.571 unidades.
Os SUVs crescem na preferência de quem aluga: no ano passado, dos emplacados, utilitários esportivos representaram 20,4% e 14,6% da frota.

Fiat mobi. Imagem: Stellantis

*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: [email protected]